Notícias

Diabetes: saiba mais sobre a doença e como tratar

Doença ocorre em dois tipos, sendo a mais tradicional forma ligada ao excesso de peso

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 19/10/2021 às 13:51
atualizado em: 20/10/2021 às 13:54

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem de diabetes, que mata 72 mil pessoas por ano no país. A doença está relacionada à mudança dos hábitos alimentares e ao sedentarismo.

O motorista Anderson Antônio do Couto, de 51 anos, convive com o diabetes tipo 2 há 12 anos. Descobriu a doença quando começou a sentir os sintomas. “Fraqueza, dor nas pernas e nos braços, indisposição, cansaço e queria ficar só deitado”, detalhou. Desde então, ele usa insulina três vezes ao dia, além de outro medicamento, a metiformina de 850 miligramas.

Para controlar a doença, ele também precisou mudar vários hábitos. O açúcar deu lugar ao adoçante. O refrigerante e as massas foram eliminados da mesa. “Tento manter a alimentação mais saudável possível”, afirmou.

O esforço é para manter a saúde em dia, já que a diabetes dificulta a produção de insulina, hormônio responsável pelo controle da quantidade de glicose no sangue. 

Tipos de diabetes

Tipo 1: o sistema imunológico ataca as células beta. Por isso, pouca ou nenhuma insulina é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue, em vez de ser usada como energia. Esse tipo da doença atinge cerca de 10% dos diabéticos e afeta mais crianças e adolescentes.

Tipo 2: aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, ou não produz insulina suficiente para controla a taxa de glicemia. Atinge cerca de 90% dos diabéticos.

Prevenção e tratamento

O diabetes tipo 2 normalmente tem ligação com a obesidade. De acordo com o nutrólogo Adriano Faustino, a perda de peso é suficiente para reduzir ou até excluir o uso de insulina. “Para evitar o diabetes, as pessoas devem ter alimentação saudável, prática de atividade física com frequência, evitar o açúcar e evitar o sobrepeso”, alertou.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link