Notícias

Deputados mineiros assinam compromisso pela redução da mortalidade de mães e recém-nascidos

Carta é de autoria da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP)

Por Eustáquio Ramos, 14/10/2021 às 13:41
atualizado em: 14/10/2021 às 16:28

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Luiz Santana /ALMG
Luiz Santana /ALMG

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas, deputado Agostinho Patrus (PV), assinou nesta quinta-feira (14), no plenário da Casa, uma carta de compromisso nacional pela garantia do parto seguro e respeitoso e pela redução da mortalidade materna e neonatal, de autoria da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP). 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 830 mulheres morrem por dia de causas relacionadas ao parto ou a gravidez, e 2,5 milhões de recém-nascidos morrem por ano também por causas evitáveis. 

O deputado João Vítor Xavier (Cidadania), presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, explica o que pode ser feito na prática pela Casa. “A saúde pública começa no orçamento, em política pública sendo implementada com dinheiro para aquele profissional da saúde que está na ponta tenha condição de executar aquilo que ele é treinado e qualificado para fazer. Então começa aqui dentro da Assembleia com a garantia de que o mínimo constitucional para a Saúde seja cumprido, com a garantia que o estado pague aquilo que é de sua obrigação, para que as secretarias municipais de Saúde tenham recurso, tenham repasse, para que os profissionais de saúde tenham condição de trabalho, condição de saúde e para que tenhamos políticas públicas que tirem a mulher de um processo de invisibilidade.”
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link