Notícias

Cuidados com o cabelo devem ser redobrados durante o verão

Por Aline Campolina/Itatiaia, 30/01/2020 às 09:59
atualizado em: 30/01/2020 às 11:14

Texto:

O verão requer cuidados extras com o corpo, principalmente por quem frequenta praias, piscinas e cachoeiras. E essa atenção especial inclui os cabelos, afinal é durante esta época que os fios ficam mais expostos e sofrem agressões vindas da radiação solar, da água salgada, do cloro e até da terra presente nas cachoeiras.

Segundo Beatriz Silva de Abreu, dermatologista da Unimed-BH, “a radiação ultravioleta pode ressecar os fios porque o cabelo fica mais seco, a cutícula (camada mais superficial do pelo) abre mais, pode levar à quebra da cistina, do triptofano (aminoácidos que compõem a proteína capilar), fora a perda de água e de óleos quando se tem contato com cloro, com sal, com iodo, com terra”, explica.

Diante disso, algumas ações simples para evitar o ressecamento dos cabelos, como a aplicação de cremes e óleos, são fundamentais. “Aqui no Brasil a gente não tem muito hábito de usar protetor solar capilar. Eles não são tão bons como os para pele, mas eles ajudam. Então, molhe o cabelo um pouco, faça uma mistura de um creme com um pouco de óleo de coco ou óleo de abacate. Passe no acabelo todo e coloque um chapéu”, detalha a dermatologista.

Outra dica para manter a saúde dos cabelos durante o verão é evitar os clareamentos. Isso porque, segundo Beatriz, ele é o tipo de química que mais destrói proteína capilar. “Se você puder adiar, esperar o fim de verão para fazer o clareamento, seria menos uma agressão. Não conjugar químicas (pessoas que clareiam e alisam). As trancinhas apertadas demais, que puxam muito e tracionam o fio, eu sugiro não fazer”, diz.

 A alimentação saudável também ajuda muito para manter os cabelos fortes e brilhantes. “Cabelo é proteína. E a proteína, para poder funcionar bem, precisa de sais mineiras, precisa de enzinas, vitaminas. Se você não tem isso, não tem como você ter um cabelo forte. A queda de cabelo aumenta, a fragilidade de haste aumenta”, explica a médica.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link