Notícias

Crimes violentos registram queda de 33% em Minas Gerais

Por Gov MG, 29/10/2020 às 14:46
atualizado em: 30/10/2020 às 11:51

Texto:

Foto: Gil Leonardi/ Imprensa MG
Gil Leonardi/ Imprensa MG

Graças aos esforços do Governo de Minas e ao trabalho conjunto das forças de segurança, a criminalidade violenta no Estado caiu 33,8%, entre janeiro e setembro de 2020, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados representam 17.875 crimes a menos no comparativo dos primeiros nove meses do ano. 

Dentre os 15 índices monitorados mensalmente pelo Observatório de Segurança Pública, 14 apresentaram redução. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

As estatísticas de criminalidade violenta incluem os registros de homicídio consumado e tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado e tentado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado e extorsão consumada e tentada. Além desses crimes, o Observatório de Segurança Pública também monitora os registros de furto e lesão corporal.

Importante indicador da criminalidade, o número de vítimas de homicídios consumados registrou queda de 4,6% no estado. Em Belo Horizonte, a redução foi ainda maior: 13,2%. Considerando todo o interior, 638 municípios - o equivalente a 74,8% do total - não registraram homicídios, mantiveram ou reduziram os índices na comparação com janeiro a setembro do ano passado. Segundo as forças de segurança, o índice de homicídios é o menos impactado pelo período de distanciamento social.

Outros indicadores de destaque são os dados de roubo e furto consumados, que permanecem em queda em Minas, tendo registrado redução de 36,8% e 22,6%, respectivamente. O índice de estupros consumados também caiu significativamente, com diminuição de 26,3% nas ocorrências em 2020.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, as estatísticas de feminicídio e de violência doméstica contra a mulher, produzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais, também são acompanhadas e publicadas mensalmente. Segundo levantamento mais recente, feminicídios consumados apresentaram queda de 5,8%, passando de 103 casos entre janeiro e setembro de 2019 para 97 no mesmo período deste ano.

Para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, a redução histórica dos índices é consequência da excelência do trabalho integrado das forças de segurança mineiras, com o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público Estadual.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Operação Pomar cumpre 15 mandados de busca e apreensão no interior paulista. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    De acordo com o presidente da CDL, Marcelo de Souza e Silva, a restrição de horários tem causado aglomerações. #Itatiaia

    Acessar Link