Notícias

Covid-19: vacinação de crianças de 5 a 11 anos começa neste sábado em Belo Horizonte

Vacinação irá ocorrer em 85 postos para crianças com comorbidades, deficiência, indígenas e quilombolas 

Por Redação , 14/01/2022 às 11:33
atualizado em: 14/01/2022 às 17:46

Texto:

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A vacinação de crianças contra a Covid-19 começa neste sábado (15) em Belo Horizonte. A imunização irá ocorrer em 85 postos na capital. Poderão se vacinar  crianças com comorbidades e com deficiência permanente, e que pertencem a tribos indígenas e aldeias quilombolas. 

No primeiro momento serão disponibilizadas 10 mil doses. Assim que chegarem novos lotes, a vacinação será ampliada e também irá ocorrer em escolas municipais. 

Segundo a PBH, neste sábado (15), a imunização será feita, exclusivamente, em Centros de Saúde, das 8h às 14h. "A estratégia foi definida para que este público não fique em contato direto com pacientes que apresentam sintomas respiratórios e que estão sendo atendidos nas unidades de saúde", informou a prefeitura em nota. 

No momento da vacinação, a criança deve estar acompanhada dos pais ou dos responsáveis. Será necessário também a apresentação de um documento de identificação com foto ou certão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e cartão de vacina. Caso a criança esteja acompanhada de terceiros, será preciso apresentar um termo de autorização para a vacina, disponível no portal da prefeitura. 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, para a aplicação vacina neste momento, a orientação é que se apresente um comprovante para as crianças com algum tipo de comorbidade, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro), assinado e carimbado, em versão original. 

Já a imunização das crianças acamadas ou com mobilidade reduzida terá início na segunda-feira, dia 17 de janeiro. As equipes entrarão em contato com as famílias daqueles que têm cadastro nos Centros de Saúde para o agendamento. A vacinação dessas crianças será realizada ao longo da semana por equipes volantes. Caso a criança não tenha cadastro, os pais ou responsáveis deverão entrar em contato com a unidade mais próxima para agendar a imunização. Os telefones e endereços estão disponibilizados no portal da Prefeitura.

Vacinação em Minas

A primeira cidade a iniciar a vacinação contra a Covid em Minas Gerais será Vespasiano, na região metropolitana. O governador Romeu Zema (Novo) deve acompanhar a imunização na cidade nesta sexta-feira (14).

Minas Gerais recebeu nesta manhã 110 mil doses da vacina da Pfizer, que serão aplicadas em crianças entre 5 e 11 anos.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Goleiro do América poderá voltar a jogar 'com mesmo nível de excelência'

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Presidente da República admitiu impasses para seu projeto de reeleição em outubro

    Acessar Link