- A Rádio
- Esportes
- Editorias
- ItaCast
- Central de áudios
- Colunistas
- Quem Somos
- Fale Conosco
Prefeita de Contagem, Marília Campos impôs restrições no município para conter avanço da covid-19
A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), classificou como "grave" a situação da pandemia de covid-19 na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte para justificar as restrições de funcionamento ao comércio e bares e restaurantes. As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Município nesta quarta-ferira (13) e valem a partir desta quinta (14).
"Estamos em uma situação grave em Contagem, como em todo país, com a taxa de transmissão alta, com nível de ocupação de leitos muito grande. São poucos leitos disponíveis, então a prefeitura tomou providências", analisou.
Segundo Marília, foi "fortalecida a rede pública de assistência à saúde" com expansão de cerca de 40 leitos de internação. "Também a providência de discutir com a cidade, em especial agora com o setor produtivo, para normatizar uma proposta de funcionamento das atividades comerciais e religiosas considerando as normas sanitárias. A gente fez um combinado que a atividade vai funcionar. As pessoas precisam de empregos e salários para garantir a sborevivência das famílias. E as empresas garantiram que vão ajudar no precesso de orientação e fiscalização", alega.
Regras
Restaurantes poderão funcionar de segunda a quarta-feira até 15h, sendo proibido o consumo de bebidas alcoólicas no local. Bares e outros estabelecimentos similares que não comercializam refeições no horário de almoço ficam proibidos de funcionar nesse período.
Bares e restaurantes poderão funcionar entre quinta-feira e domingo até 23h, sendo permitidos a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no local.
Já as lanchonetes, padarias, trailers e similares poderão funcionar todos os dias, obedecendo normas de vendas de bebidas alcoólicas.
As novas regras não se aplicam aos serviços de entrega, que mantêm o funcionamento inalterado.
O que pode funcionar
Todos os serviços essenciais, como farmácias e supermercados, podem funcionar na cidade, sem restrições.
Conforme o documento, atividades do comércio, indústria, serviços, igrejas, templos religiosos e organizações da sociedade civil que não se enquadram na lista de atividades proibidas também podem funcionar desde que todos os protocolos sanitários sejam seguidos.
Proibições
Ainda conforme o decreto, ficam proibidos a partir desta quinta-feira (14), por tempo indeterminado, os seguintes serviços:
• cinemas, teatros, museus, centros culturais, casa de cultura, bibliotecas públicas e privadas, parques públicos e privados, clubes de lazer, recreação, circos e parques temáticos;
• casas de shows e espetáculos de qualquer natureza;
• boates, danceterias e salões de dança;
• atividades educacionais presenciais em todos os níveis de ensino;
• exposições, congressos e seminário;
• eventos esportivos, culturais e de lazer, de qualquer natureza, em propriedades e logradouros públicos;
• eventos públicos de qualquer natureza que tenham mais de 10 pessoas;
• eventos particulares de qualquer natureza que tenham mais de 10 pessoas, inclusive em residências e condomínios habitacionais; e
• a utilização integral de toda a região da orla da Lagoa Vargem das Flores, inclusive a prática de esportes náuticos, salvo o acesso de embarcações oficiais.
Número da pandemia
Segundo o último boletim epidemiológico, a cidade tem 14.213 casos confirmados e 555 mortes pelo novo coronavírus. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 88% e a de enfermaria em 76%.