Notícias

Coronavírus: possível nova variante ‘ainda não descrita’ é encontrada na Grande BH 

Resultados foram descritos em pesquisa feita entre UFMG e Grupo Pardini

Por Redação, 07/04/2021 às 14:42
atualizado em: 07/04/2021 às 14:52

Texto:

Foto: Adão de Souza/PBH - imagem meramente ilustrativa
Adão de Souza/PBH - imagem meramente ilustrativa

Laboratório de diagnóstico da covid-19

Pesquisa feita em parceria entre o Grupo Pardini e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta para circulação de possível nova variante do novo coronavírus (Sars-Cov2) em Belo Horizonte e região metropolitana. A informação foi revelada por meio de nota divulgada pelo laboratório nesta quarta-feira (7).

O estudo sequenciou 85 genomas do vírus a partir de amostras clínicas e identificou dois novos genomas “com uma coletânea de mutações ainda não descrita, caracterizando uma possível nova variante”. 

Os dois novos genomas estão em amostras coletadas em 27 e 28 de fevereiro deste ano e não existem evidências de ligação epidemiológicas entre as duas amostras, como parentesco e região residencial, o que reforça a possibilidade de circulação da possível nova variante.

Os resultados também descrevem “aumento progressivo” das variantes já conhecidas, como a P.1, P.2 e B.1.1.7. 

De acordo com o laboratório, “os resultados da pesquisa requerem urgência de esforços de vigilância genômica na Região Metropolitana de Belo Horizonte e estado de Minas Gerais para a avaliação da situação das novos variantes do novo coronavírus”.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'Ser preta não é mole não. Depois te conto o que é vir preta nesse país e nesse mundo', disse a atriz para Xuxa. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Com a decisão, Coelho está garantido na terceira fase do torneio nacional. #Itatiaia

    Acessar Link