Notícias

Contagem confirma reabertura de shoppings, mas Ministério Público tenta barrar decreto

Por Bryan Gonçalves, 01/06/2020 às 18:05
atualizado em: 21/06/2020 às 16:09

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00

A Prefeitura de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, decidiu reabrir por decreto os shoppings centers na cidade na próxima segunda-feira (8). A determinação deve ser publicada ao longo desta segunda-feira, mas a atitude é questionada pelo Ministério Público, que levará a medida à Justiça.

“O Ministério Público entende que o município respeita o decreto local ou adere ao Minas Consciente”, diz o procurador-geral de Contagem, Marius Carvalho. Segundo ele, no Minas Consciente, programa do governo estadual, a previsão de reabertura dos shoppings é apenas quando houver o controle da pandemia de covid-19.

A cidade seguirá o modelo implantado pelo estado de São Paulo, que, na semana passada, colocou os shoppings na segunda onda, permitindo a reabertura a partir desta segunda-feira. “Nós entendemos que a proposta de São Paulo é uma boa proposta porque tem até um parecer sanitário do [Hospital] Sírio-Libanês”, afirmou.

Apenas serviços considerados essenciais podem funcionar em Contagem, conforme decreto editado em 22 de março. A prefeitura havia sinalizado uma possível reabertura do comércio para esta semana, mas voltou atrás.

O procurador afirma que o município calcula uma queda de R$ 300 milhões na arrecadação de impostos ao longo de 2020 em razão da pandemia da covid-19. Conforme o boletim divulgado nesta segunda-feira pela Secretaria de Estado de Saúde, a cidade tem 251 casos e dez mortes pelo novo coronavírus.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O estado confirmou 2.610 novos casos e 57 mortos por coronavírus nas últimas 24 horas, conforme dados desta segunda-feira. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️ "É uma competição de muita dificuldade na logística, nas viagens, nos campos dos adversários", afirmou. #Itatiaia

    Acessar Link