Notícias

Consumo de comida industrializada pode causar doenças crônicas 

Diabetes, hipertensão e obesidade estão entre os problemas associados ao consumo excessivo

Por Jacqueline Nunes, 25/10/2021 às 12:13
atualizado em: 26/10/2021 às 12:25

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

Seis meses de consumo excessivo de alimentos industrializados pode causar doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade. Esses alimentos passam por vários processos químicos, por isso, causam muito mal à saúde.

Os alimentos industrializados refinados são aqueles que passam por procedimento de refinamento ou retirada. Exemplos: produtos que levam açúcar refinado (doces, balas, chicletes) e produtos que levam a farinha branca (pães brancos). Já os alimentos industrializados processados são os que passam por processo de adição de conservantes ou aromatizantes para aumentar o prazo de validade. Exemplos: produtos embutidos e enlatados. 

O nutrólogo fundador do Instituto Mineiro de Nutrologia, Juan Bernard, chama a atenção para o consumo excessivo de alimentos industrializados. “Viver de alimentos industrializados causa uma série de problemas, principalmente deficiência de vitamina B12, vitamina E, ferro, fósforo, magnésio, selenium, zinco, todos importantes para nosso organismo. O segredo é o meio termo. Evitar ao máximo o consumo de produtos industrializados, mas não precisa ser radical e cortar tudo. Existe uma doença hoje chamada ortorexia, em que a pessoa exagera na preocupação em consumir apenas comidas saudáveis demais. É importante frisar que todo extremismo faz mal”, conclui Juan.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link