Notícias

Confira como funciona o passaporte da vacina em algumas cidades de Minas Gerais 

Reportagem da Itatiaia mostra como alguns municípios trabalham a questão

Por Redação , 15/10/2021 às 08:15
atualizado em: 15/10/2021 às 08:33

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Flickr Governo de São Paulo
Flickr Governo de São Paulo

Vacina garante proteção das pessoas contra a covid-19

Algumas cidades mineiras já adotam o chamado passaporte da vacina. Com isso, para entrar em determinados locais ou realizar atividades, é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a covid-19.

Em Juiz Fora, na Zona da Mata, o passaporte é cobrado desde 21 de setembro. Para ter acesso a eventos, todo morador da cidade com mais de 12 anos deve apresentar o cartão de vacina ou o certificado emitido pelo Ministério da Saúde. Para eventos coletivos é preciso ter o esquema vacinal completo. Os donos dos estabelecimentos e promotores de eventos são responsáveis pelo controle de entrada. De 7 a 12 de outubro, 207 estabelecimentos foram fiscalizados pela prefeitura, com 15 notificações e uma intimação por descumprimentos das normas sanitárias.

Varginha, no Sul de Minas, adota o certificado vacinal desde setembro. Estabelecimentos são autorizados a receber 100% do público somente se todos frequentadores apresentarem o cartão de vacina. O empresário que não aderir, pode receber 50% da capacidade do público. 

Já Pouso Alegre e Poços de Caldas não exigem o cartão de vacina.

A vacinação é exigida em Montes Claros, no Norte de Minas, para entrada no cinema e eventos esportivos. A capacidade máxima é de 50% para salas de cinema e 25% para atividades esportivas.   

Na cidade de Outro Preto, região dos Inconfidentes, a prefeitura informa que um sistema semelhante ao passaporte da vacina está em fase de desenvolvimento. A Secretaria de Saúde planeja divulgar a regulamentação na próxima semana.

Já Mariana e Itabirito não trataram sobre o tema. No entanto, a entrada em alguns eventos em Mariana só é permitida após apresentação do cartão de vacina ou de um teste PCR.

Belo Horizonte não adota o passaporte da vacina. Porém, nos grandes eventos, como shows e jogos de futebol, as pessoas precisam comprovar a vacinação.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link