Notícias

Com adiamento, Inep estuda reduzir Enem para apenas 1 dia devido à pandemia da covid-19

Por Agência Estado, 22/05/2020 às 12:31
atualizado em: 22/05/2020 às 14:09

Texto:

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) estudam reduzir o conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano. Uma ideia seria fazer apenas um dia de prova em vez dos dois que acontecem normalmente. Dessa forma, o Enem teria menos questões. Hoje são 180 testes e uma redação.

O Inep anunciou nessa quarta (20) o adiamento do exame, que estava marcado para 1.º e 8 de novembro, mas não definiu ainda uma nova data. Mesmo assim, a página do Enem na internet ainda informava até essa quinta-feira (21) que não haveria adiamento.

De acordo com os técnicos, os estudos tentam calcular quantas perguntas podem ser retiradas para que se tenha apenas um dia de prova. É importante também manter a precisão do modelo estatístico, a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Por ela, as perguntas são calibradas, em testes anteriores, para se saber se são fáceis, médias ou difíceis. A intenção é manter o grau de dificuldade.

Hoje, são 45 questões de cada área (Linguagens, Ciências Humanas Ciências da Natureza e Matemática). Uma possibilidade seria diminuir para 30 de cada, o que daria um total de 120 questões.

Os técnicos buscam incluir perguntas com enunciados menores para que a prova possa ser feita mais rapidamente. Um Enem "mais leve" é um pedido de entidades de universidades privadas, que veem o adiamento da prova como um problema para o ano letivo de 2021.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    “O bolsão que se rompeu possuía a capacidade de 1 milhão de metros cúbicos de água e a barragem que recebeu esse volume de água possuía a capacidade para 4 milhões de metros c...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Motoristas que passam pelo local devem redobrar a atenção, pois houve derramamento de óleo na pista.

    Acessar Link