Notícias

Circuito Liberdade: Governo de Minas anuncia decreto de expansão do evento cultural

A partir da publicação do decreto serão organizadas diversas rotas turísticas também na área central

Por Alessandra Mendes, 29/10/2020 às 16:48
atualizado em: 29/10/2020 às 19:23

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Izabel Chumbinho/Iepha-MG
Izabel Chumbinho/Iepha-MG

A nova proposta para o Circuito Liberdade, com uma relação mais direta com turismo será detalhada em um decreto publicado nesta sexta-feira (30) pelo Governo de Minas. O que já se sabe é que o conjunto arquitetônico do circuito será expandido, abrangendo, de forma integrada, equipamentos culturais do estado e de parceiros presentes na área definida pelo projeto original de 1.895, delimitada pela avenida do Contorno.

A partir da publicação do decreto, serão organizadas diversas rotas turísticas também na área Central, o que pode contribuir para a revitalização da região, através de parcerias com espaços culturais e instituições que desejarem fazer parte da iniciativa.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas, Leônidas Oliveira, explica que, primeiramente, serão incorporados ao circuito os espaços do estado, tais como a Filarmônica da Rede Minas e o Palácio das Artes.

“Vamos fazer um grande chamamento para que os demais espaços culturais, sejam eles do município ou privados, ou os arranjos produtivos ,como o Polo da Moda, a Savassi, ou seja, o comércio em geral para, junto com a cultura, elaborarmos esse grande projeto de turismo cultural, que o objetivo é gerar renda e emprego para termos um produto competitivo no mercado nacional e internacional”, disse.

Segundo o secretário, essa ampliação do Circuito Liberdade segue uma tendência mundial para esse cenário de pandemia, de reforço do turismo cultural. “Os dados dão conta que, nos últimos dez anos, 70% do nosso turismo é cultural. Há uma tendência mundial que tende a uma diminuição das viagens de negócio em todo mundo voltando a questão para o lazer e, sobretudo, para o turismo cultural”, reforçou.

O Palácio da Liberdade, que integra o Circuito, vai passar por revitalização e reabre a visitação a partir do dia 2 de dezembro, quando passa a sediar uma série de atrações culturais para celebrar os 300 anos de Minas.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O humorista ficou conhecido nacionalmente após atuar em diversos programas de auditório #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Operação Pomar cumpre 15 mandados de busca e apreensão no interior paulista. #Itatiaia

    Acessar Link