Notícias

Ciências Médicas suspende aula desta sexta após aluna de fisioterapia testar positivo para covid-19 

Por Rômulo Ávila, 26/06/2020 às 13:51
atualizado em: 26/06/2020 às 17:37

Texto:

Foto: Google Maps
Google Maps

Professores e um grupo de estudantes do curso de fisioterapia da Faculdade Ciências Médicas, em Belo Horizonte, fizeram testes do novo coronavírus depois que uma estudante testou positivo para a doença. A situação foi denunciada à Itatiaia nesta sexta-feira. O grupo de 16 alunos e os professores fizeram os testes nessa quinta-feira (25) e os resultados foram negativos. Aulas desta sexta-feira foram suspensas e o clima entre os estudantes é de apreensão e insegurança. Procurada pela reportagem, a faculdade confirmou o caso e disse tomar "todas as medidas de segurança em contexto de pandemia" (veja a íntegra da resposta no fim do texto).

Conforme apurado, os estudantes ficaram sabendo do caso após a aula dessa quinta-feira (26). Em seguida, professores entraram em contato com a estudante e confirmaram a informação. Pouco tempo depois, a faculdade ligou para os alunos que tiveram contato com ela para que fizessem os testes. O retorno das aulas está previsto para a próxima segunda-feira, mas muitos mostram insegurança. 

“Eles pediram para a gente retornar para atividades práticas, falaram que ia ser um retorno seguro e forneceram os EPIs. Quando foi ontem (quinta-feira) fomos comunicados que uma aluna do nosso curso testou positivo para covid-19. Dessa forma eles pediram tanto para os alunos, quanto para os professores que tiveram contato com ela que fossem fazer um teste para covid-19”, disse uma aluna da faculdade Ciências Médicas.

“Estamos sentindo um pouco revoltados, porque eles falaram que ia ser um retorno seguro. Na portaria da faculdade tem uma pessoa para verificar somente a febre. Não fizeram questionamento de outros sintomas. E dessa forma pediram pra gente retornar”, reclamou a estudante. 

Resposta

Em nota enviada à Itatiaia, a faculdade Ciências Médicas informou que ao "identificar que uma aluna da turma - 5º ano do curso de Fisioterapia da Faculdade - apresentava sintomas leves e sem febre, a FCM-MG realizou de imediato o teste para Covid-19 e ofereceu todos os recursos e a assistência devida, em cumprimento a todas as medidas de segurança em contexto de pandemia. Como o resultado foi positivo para SARS-CoV-2, a Instituição providenciou também testes dos demais 16 alunos da mesma turma. Até o momento, todos os resultados foram negativos. Essa medida foi, criteriosamente, adotada mesmo todos os alunos estando devidamente paramentados, utilizando EPIs fornecido pela Instituição, durante as atividades práticas desenvolvidas".

A faculdade destaca ainda que as atividades práticas laboratoriais continuam sendo realizadas dentro do respaldo legal da legislação. "Ressaltamos que essas entre outras medidas de proteção e segurança têm sido, rigorosamente, seguidas e aplicadas visando à saúde de toda a comunidade acadêmica".

Aulas

As aulas práticas nos laboratórios foram retomadas no dia 17 deste mês. Na época, os estudantes divulgaram comunicaram repudiando a decisão.“É muito importante lembrar que estamos falando de uma faculdade que ministra cursos da área de saúde, localizada na área hospitalar de Belo Horizonte e muito próxima ao hospital de referência para atendimento de casos de covid-19”, criticaram na época.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Com a decisão, Coelho está garantido na terceira fase do torneio nacional. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Além do futebol | 'É preciso mover. Não é só futebol, não é só dentro de campo, não é só de gols que vive o homem, mas de toda boa ação que ele pode fazer' | Leia a coluna d...

    Acessar Link