Notícias

Ciclo Saúde fortalece atenção básica à saúde em 11 municípios

Programa implementando pela Vale já ofertou equipamentos para 126 UBSs e forneceu treinamento e capacitação para 810 profissionais da saúde.

Por Redação, 15/03/2021 às 16:14
atualizado em: 30/03/2021 às 17:15

Texto:

Foto: Sidney/Vale
Sidney/Vale

A saúde é uma das bases fundamentais da sociedade, além de ser um “direito de todos e dever do Estado” garantido pelo Constituição federal de 1988.

O Programa Ciclo Saúde, implementado pela Vale, busca promover o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades fortalecendo a atenção básica à saúde.

Implantado em 2019 nas cidades de Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo, o Ciclo Saúde atua em três pilares para melhoria do atendimento à população: O primeiro deles é equipar as Unidades Básicas de Saúde, fornecendo instrumentos, equipamentos e mobiliários para aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica. O segundo pilar é levar oportunidade de qualificação e novos conhecimentos para os profissionais da saúde que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas de atenção, prevenção e promoção da saúde. E por fim, apoiar a Gestão da Atenção Básica, oferecendo consultoria e suporte para gestão local, com apoio à informatização e à gestão integrada da informação, controle e organização dos serviços prestados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Esse programa trouxe o compartilhamento de informação e novos aprendizados para os profissionais da região, como conta Fernanda Rodrigues, enfermeira na Unidade Básica de Saúde do Parque da Cachoeira em Brumadinho: “O ciclo Saúde tem sido extremamente importante para nós profissionais da atenção básica. Tem nos direcionado nas ações de promoção e prevenção da saúde, tornando nossas ações multiefetivas e o fortalecimento dos cuidados por nós prestados. E isso influenciou de forma muito positiva e gratificante no meu trabalho. O atendimento básico à saúde é de suma importância, visto que a equipe atua de maneira preventiva, visando a garantia de boa saúde, integralidade, postergando e evitando as doenças. O Ciclo Saúde ainda contribuiu para ampliar o relacionamento entre UBS e comunidade, com estratégias de promoção à saúde incorporadas pela equipe através dos encontros e dos cursos”.

E justamente por trazer esse grande diferencial, o projeto cresceu e desde agosto do ano passado atende a mais oito municípios: Itabirito, Barão de Cocais, São Sebastião das Águas Claras (Nova Lima), São Joaquim de Bicas, Paraopeba, Pará de Minas, Pompéu e Inhaúma.

Ao todo são 126 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendidas, tendo oferecido capacitação nos temas de atenção, prevenção e promoção da saúde para 810 profissionais, além de realizar 59 Oficinas de qualificação. O que possibilitou um melhor desenvolvimento e integração entre as equipes, como conta Sidney Macedo é médico da família na cidade de Mário Campos: “Eu como médico tive a oportunidade de desenvolver a capacitação juntamente com os colegas de trabalho, através de oficinas e grupos, visando melhorar o relacionamento de toda equipe juntamente com a população da minha área de abrangência. Além disso me contribuiu para melhorar as condições e o processo de trabalho desenvolvido na minha equipe. Sendo assim, melhorando a assistência na minha comunidade com estratégias de promoção, prevenção e reabilitação de toda a população”.

Para que esses profissionais capacitados consigam desempenhar um trabalho cada vez melhor e mais eficiente cerca de 3.200 equipamentos foram entregues nas unidades atendidas. Dentre eles itens para atendimento como macas, nebulizadores, oxímetros, eletrocardiógrafos, ultrassom odontológico, mobiliários e tablets.

Além disso, os gestores responsáveis por essas unidades recebem suporte para as demandas que forem surgindo ao longo desse processo, como explica Mariane Lousada, Coordenadora da Atenção Básica em Brumadinho: “O Ciclo Saúde em apoio à gestão é uma parceria compartilhada de conhecimento. O município mostra sua realidade de funcionamento e a partir daí são realizadas ações que eles conseguem nos mostrar caminhos e frentes de atuação possíveis melhorando o nosso trabalho. Foram disponibilizados para o município a sala de situação, o geoprocessamento da cidade. Atualmente são ofertados cards informativos com os temas da atualidade como por exemplo Covid e vacinação. Esse card a gente consegue disseminar para as equipes para conhecimento e atualização de acordo com as mudanças e ocorridos da saúde na atualidade. A gente recebe uma consultoria conforme a demanda que nós apresentamos”.

Para saber mais detalhes sobre essa e outras ações basta acessar o site Vale.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link