Notícias

Cemig abre comportas de reservatório de usina de Três Marias nesta sexta

Usina registra maior vazão afluente média diária de sua história

Por Da Redação, 14/01/2022 às 10:36
atualizado em: 14/01/2022 às 11:37

Texto:

Foto: Divulgação/Cemig
Divulgação/Cemig

Comportas ficarão abertas até a próxima segunda-feira (17)

As comportas do reservatório de Três Marias foram abertas na manhã desta sexta-feira (14), já que o local está registrando sua maior vazão afluente média diária do volume de 8.500 m³/s.

De acordo com a Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), o maior evento até então tinha sido registrado em 12/02/1983, quando o reservatório recebeu uma vazão média diária de 7.245 m³/s.

Ainda segundo a Cemig, as comportas permanecerão abertas até a segunda-feira (17), sem que novos incrementos sejam descartados. Em nota divulgada, a corporação informou que as condições da bacia do rio São Francisco serão observadas nos próximos dias.

A decisão prevê que não haverá agravamento da condição de cheia já vivenciada no trecho entre a foz do rio Abaeté e a cidade de Pirapora.

Para janeiro, está previsto que o reservatório receba o maior volume da história do mês. 

Hoje, a abertura das comportas se iniciou às 8h da manhã, com 500 m³/s, totalizando 1.350 m³/s de defluência. Há previsão para a ampliação do vertimento também neste sábado, no domingo e na segunda-feira, com previsão de alcance de 2.850 m³/s de defluência do reservatório.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    O apresentador Thiago Reis, e o comentarista Edu Panzi, entrevistam personalidades do esporte e analisam os acontecimentos do futebol. Inscreva-se no canal da Itatiaia no You...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Substituto de Fábio tirou foto com o amigo Gomes, que jogou no Cruzeiro nos anos 2000 #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/rafael-cabral-novo-goleiro-do-cruzeiro-s...

    Acessar Link