Notícias

Casa otimizada: 7 dicas para decorar ambientes pequenos

Tem uma casa de espaço limitado? Saiba que com algumas dicas é possível decorar ambientes pequenos, aproveitando ao máximo cada cantinho!

Imagem: Freepik

Com residências cada vez menores, fazer uma escolha estratégica de decoração é essencial para aproveitar ao máximo os ambientes pequenos.

Se você mora em uma casa ou apartamento de poucos metros quadrados, precisa saber que existem dicas para decorar ambientes pequenos, capazes de otimizar a área que você tem disponível.

E para te ajudar nessa tarefa, selecionamos 7 boas dicas, que permitem criar a sensação de ter um espaço muito maior, independentemente da metragem. Confira! 

1. Tire as medidas do cômodo

Para começar, é fundamental tirar as medidas do cômodo que você pretende decorar. Use uma treta e marque qual é a medida de cada parede.

Essas metragens serão úteis na hora de escolher móveis e objetos decorativos, uma vez que diminuem consideravelmente o risco de comprar um item que não cabe em determinado espaço.

Se você quiser ter ainda mais realismo, pode criar a planta baixa do seu ambiente. Softwares como o Edraw, por exemplo, permitem desenvolver uma planta baixa com facilidade, com recursos capazes de reproduzir uma decoração.

Assim, você consegue ter uma boa ideia na tela de como o seu projeto ficará. E é bem melhor se arriscar no computador do que no cômodo real!

2. Reveja o que você tem

Antes de sair comprando novos móveis, é interessante dar uma olhada nos itens que você já possui e que podem ser aproveitados na decoração do ambiente.

Uma dica útil é fazer uma lista dos móveis que você possui para cada cômodo da casa. Você pode também criar um mapa mental, onde conseguirá separar os elementos por ambiente ou por outro tipo de filtro.

Ao saber quais itens você não precisa comprar, consegue evitar gastos desnecessários e focar no que realmente importa.

Imagem: EdrawMind

3. Escolha móveis funcionais

Uma casa otimizada é aquela que consegue aproveitar todos os espaços disponíveis. E uma boa maneira de atingir esse objetivo é optar por móveis multifuncionais.

Os móveis multifuncionais são peças que possuem mais de uma função. Assim, o espaço que será ocupado por uma peça de mobília, pode ter mais de uma finalidade.

Alguns exemplos de móveis multifuncionais são: a cama box com baú, o banco com baú, uma mesinha de centro que aumenta de tamanho, enfim. Em ambientes pequenos, prefira sempre esse tipo de móvel.

4. Atenção às paredes

Quando falamos em paredes de uma casa, normalmente pensamos nessa área como uma tela para decorar com quadros.

E ainda que essa seja uma boa ideia de decoração, em ambientes pequenos a dica é aproveitar as paredes para ganhar espaço.

Nesse sentido, é possível colocar prateleiras na parede, que ajudam a acomodar objetos. Você pode até mesmo fazer uma prateleira alta, próxima ao teto, para guardar livros ou itens pouco usados no dia a dia.

5. Luz e reflexo

Não é segredo para ninguém que as cores claras provocam no ser humano diferentes situações. Quem vai criar seu próprio site, por exemplo, opta por tons claros pela legibilidade, enquanto que na decoração, a sensação é de ambientes mais amplos.

Assim, uma das dicas para decorar ambientes pequenos é optar por cores (nas paredes e nos móveis) mais claras. Isso ajuda a refletir a luz, o que gera essa sensação de amplitude.

Também vale usar o truque dos espelhos, posicionando-os onde há o reflexo de luz natural. Isso vai fazer com que seu espelho potencialize o efeito de ampliar o ambiente.

6. Interior dos armários

Seja qual for o cômodo, o armário é sempre um dos maiores móveis. Por isso mesmo, é essencial garantir que seu interior seja bem aproveitado – caso contrário, esse grande móvel não será tão útil.

O ideal é acomodar seus objetos dentro do armário com organização, de forma que você consiga visualizar onde estão a maioria das coisas.

Caso seu armário tenha poucas prateleiras, aproveite caixas de plástico ou cestos para ganhar espaço e garantir a organização.

7. Dividindo os ambientes

Muitos projetos de casas e apartamentos preveem cômodos integrados. Porém, em alguns casos você vai preferir dividir os ambientes.

Aqui, não estamos falando de uma divisão capaz de dar total privacidade para os moradores. Ou seja, se você gosta de ouvir música por fazer bem para a saúde, e seu cônjuge prefere o silêncio, essa dica não será tão útil.

Agora, se a ideia for provocar uma sensação de divisão de ambientes, utilize um armário de nichos, um buffet ou até mesmo um tapete para deixar claro qual é cada cômodo.

Casa otimizada e confortável!

Imagem: Freepik

Muitas vezes, pequenos ajustes já são capazes de transformar um ambiente, independente do tamanho de cada cômodo.

Se você está planejando a decoração ou pensando em repaginar seu lar, não deixe de considerar as dicas para decorar ambientes pequenos.

Ao pensar estrategicamente, você vai conseguir garantir o máximo de aproveitamento. E uma casa otimizada é uma casa confortável!

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou