Notícias

Campeonato Mineiro pode ter nova fórmula em 2020; diretor de competições da FMF explica

Por Redação, 06/09/2019 às 19:05
atualizado em: 06/09/2019 às 19:19

Texto:

Foto: Bruno Cantini/Atlético
Bruno Cantini/Atlético

O Campeonato Mineiro pode sofrer mudança no formato no ano que vem. A TV Globo, que detém os direitos de transmissão, fez uma consulta às federações com o intuito de ‘padronizar’ a fórmula de disputa dos estaduais de Minas e do Rio Grande do Sul com o Carioca. Assim, o Mineiro seria disputado em 2020 em dois turnos, que teriam semifinal e final em jogo único, e os campeões de cada turno se enfrentariam na finalíssima.

Neste formato sugerido pela TV, o Campeonato Mineiro passaria a ser disputado em 17 datas, uma a mais do que o formato realizado pela Federação Mineira de Futebol (FMF) nos dois últimos anos.

“Houve uma consulta da TV para as federações de Minas, Rio e Rio Grande do Sul sobre a fórmula de disputa porque, como todo mundo sabe, por força da lei, o campeonato tem que ter a duração mínima de dois anos. Então, a cada dois anos a gente pode ter a mudança na fórmula de disputa. A gente tem a possibilidade de ter a alteração da fórmula de disputa (para 2020). A TV detentora dos direitos fez um estudo comercial e chegou à conclusão de que a fórmula mais interessante para a TV seria a do Rio de Janeiro, aquela que tem dois turnos, com semifinal e final em jogo único, e os campeões de cada um dos turnos se enfrentam na final do campeonato em jogos de ida e volta, o que dariam 17 datas”, explicou o diretor de competições da FMF, Leonardo Barbosa em entrevista à Itatiaia.

Ouça a reportagem de Rubens Junior

Em 2018 e 2019, o Campeonato Mineiro foi disputado com 12 clubes um turno único. Os oito melhores avançaram às quartas de final para jogo único. As semifinais e finais foram disputadas em duelos de ida e volta. Como a competição foi realizada por dois anos seguidos com o mesmo formato, conforme determina a Lei Pelé, em 2020 poderá ser feita a alteração.

Contudo, a decisão se a fórmula do Campeonato Mineiro será alterada ou não sairá no Conselho Arbitral, que será realizado em outubro com a presença de representantes dos clubes.

“Como essa consulta (da TV) é recente, considerando que a data para o Arbitral está se aproximando, ele será em outubro, com certeza a gente vai aumentar esse diálogo, essa é uma preocupação do presidente Adriano (Aro), ele já está fazendo contato com alguns clubes, conversando e a ideia é que a gente consiga sentar e discutir o que é melhor para os times de Minas. A gente tem que pensar sempre no melhor para o futebol mineiro”, disse Leonardo Barbosa.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    A previsão é de que os primeiros voos experimentais sejam realizados em outubro em Campinas, SP. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽️O Atlético Goianiense, por sua vez, se deparou com quatro testes positivos entre seus atletas.

    Acessar Link