Notícias

Campanha Janeiro Branco alerta para importância da saúde mental em tempos de pandemia

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 04/01/2021 às 11:36
atualizado em: 04/01/2021 às 11:42

Texto:

A campanha “Janeiro Branco” tem como objetivo chamar a atenção da população para a importância da saúde mental. O mês de janeiro foi escolhido para campanha porque, neste mês, as pessoas estão mais focadas em estabelecer metas e resolver problemas para o novo ano que começou. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nos últimos dez anos o número de pessoas com depressão aumentou 18,4%, ou seja, 322 milhões de pessoas ficaram depressivas no mundo. Aqui no Brasil, esse número pode chegar a 20 milhões. Em relação à ansiedade, o número também é alto, já que 9,3% da população brasileira sofrem com o transtorno. De acordo com a Universidade de São Paulo, esse transtorno engloba efeitos como fobia, transtorno obsessivo compulsivo, estresse pós-traumático, e ataque de pânico. As mulheres sofrem mais com os quadros de depressão e ansiedade. 

Com a pandemia, esses dados referentes a 2020 devem ser ainda mais preocupantes. De acordo com a psicóloga Alessandra Menezes, para este ano de 2021 a expectativa é de melhoria no quadro da saúde mental. “As perspectivas para este ano devem ser positivas, pois já vislumbramos a vacinação. O ano passado foi de aprendizado e neste ano temos oportunidades de melhorias nas relações pessoais, sociais, mudanças nas dinâmicas de trabalho, se reinventar diante das dificuldades vividas no ano que passou, podem possibilitar novas escolhas para o futuro”, afirma.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    De acordo com os organizadores, o local foi escolhido para cobrar da Justiça mais agilidade no processo das indenizações. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    De acordo com a prefeitura, operação aconteceu nos principais pontos de bares da cidade. #Itatitaia

    Acessar Link