Notícias

Buraco negro: primeiras imagens são divulgadas por astrônomos

Equipe utilizou oito radiotelescópios espalhados por vários pontos do globo terrestre

Por Redação Itatiaia | 12/05/2022 às 11:38
Divulgação/Observatório Europeu do Sul
Foto: Divulgação/Observatório Europeu do Sul

O buraco negro está distante da Terra cerca de 26 mil anos-luz

A imagem do Sagitário A é o buraco negro localizado no centro da nossa galáxia, a Via Láctea e, pela primeira vez, é visto em uma imagem. O buraco negro está distante da Terra cerca de 27 mil anos-luz. "Ele aparece para nós no céu com o mesmo tamanho de um donut na Lua", contam os astrônomos.  

"Embora não possamos ver o buraco negro em si, já que é completamente escuro, o gás brilhante que o rodeia revela uma assinatura inconfundível: uma região central escura (chamada sombra) cercada por uma estrutura brilhante em forma de anel. A nova visão captura a luz que se curva sob a poderosa gravidade do buraco negro, que é quatro milhões de vezes mais massivo que o nosso Sol", relatam os astrônomos. 

É a primeira evidência visual da existência deste objeto compacto e supermassivo, possível graças ao trabalho conjunto de uma equipe internacional de pesquisadores, chamada Colaboração Event Horizon Telescope (EHT).

Para isso, eles utilizaram oito radiotelescópios espalhados por diversos pontos do globo terrestre. A partir das imagens captadas, do que simularia um super telescópio do tamanho da Terra, e da justaposição dos registros, chegou-se à imagem do buraco negro da Via Láctea.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou