Notícias

Bucólico, Bichinho abre série sobre opções de viagens de lugares próximos a BH

Por Redação , 05/07/2019 às 09:09
atualizado em: 05/07/2019 às 18:06

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Rômulo Ávila/Itatiaia
Rômulo Ávila/Itatiaia

Bichinho, bucólico lugarejo localizado entre as cidades de Tiradentes e Prados, no Campos das Vertentes, abre a série especial do Jornal da Itatiaia sobre lugares próximos a Belo Horizonte que podem ser opções para aproveitar as férias ou mesmo passar o fim de semana. As reportagens irão ao ar sempre às sextas-feiras deste mês e darão dicas de próprios moradores das cidades.

Ouça aqui a matéria completa com Júnior Moreira!

Cercado pela Serra São José, Bichinho tem como marca o sossego, o povo acolhedor, a comida mineira, a boa cachaça e o artesanato feito por próprios moradores do lugarejo. É o caso da família da artesã Patrícia Paula, dona da loja Ponto e Nó, que faz fuxico (técnica artesanal que reaproveita retalhos de tecidos).

“Aqui é um lugar de povo acolhedor e hospitaleiro. Temos vários restaurantes de comidas típicas, excelentes doces variados, pousadas e chalés encantadores, passeios ecológicos e uma grande variedade de artesanatos feitos na própria comunidade. Tem também alambiques, onde você pode degustar a legítima cachaça mineira”, conta.

Arte do fuxico passa de geração para geração

Bichinho fica a 198 quilômetro de Belo Horizonte, passando pelas BRs 040 e 265. Ao chegar na histórica Tiradentes são 8 km até o vilarejo, passando por uma estrada de calçamento ‘decorada’ pela Serra São José. Os vistantes também podem conhecer a Casa Torta e o Museu do Automóvel, atrações imperdíveis da comunidade. Pesquisa feita pela reportagem nos principais aplicativos de hospedagem aponta que os valores de uma diária vão de R$ 130 a R$ 800. Barraca da Joana e Tempero da Ângela são boas opções para saborear a verdadeira comida minera. 

Cuidados 

Mas quem planeja pegar a estrada precisa adotar medidas que vão além da escolha do destino final. Conferir preços e planejar um passeio que não comprometa o orçamento é fundamental, como ressalta o especialista em finanças pessoais, Diogo Gonçalves. “Você vai se arrepender se voltar e tiver endividado”.

Já o colunista de veículos da Itatiaia, Emílio Camanzi, reforça que revisar o carro pode evitar problemas na estrada. “Em primeiro lugar é bom olhar o nível do óleo. Depois é muito importante verificar o estado dos freios, dos amortecedores e, principalmente, dos pneus”, destaca. 

Na próxima sexta-feira (12) a série especial dará dicas de Carrancas, no Sul de Minas. 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Não há estudo científico que mostre benefício da cloroquina contra a covid-19. #Itatiaia

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    A droga estava em uma caminhonete S10 branca. #Itatiaia

    Acessar Link