Notícias

Bruxismo pode afetar as crianças 

Condição é caracterizada pelo ranger ou forçar dos dentes

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 07/10/2021 às 13:51
atualizado em: 07/10/2021 às 14:00

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

O Bruxismo, ranger ou forçar os dentes acordado ou quando está dormindo também é muito comum em crianças de até seis anos de idade. De acordo com o dentista Gustavo Féres, o hábito involuntário de ranger os dentes é bem comum entre os pequenos. “Ele acomete geralmente pessoas que estão passando por algum estresse e ou ansiedade. As crianças iniciam as suas necessidades emocionais e físicas pela boca, quando são amamentadas. Esse é um dos motivos que, às vezes, a mente entende que estimular a fricção dentária pode acalmar os ânimos, ocasionando no bruxismo”, detalha.

Outros fatores que podem ocasionar o bruxismo são exposição a aparelhos eletrônicos antes de dormir, o que causa agitação e fatores emocionais, como estresse e ansiedade. “Os sintomas vão desde dores de cabeça, zumbido no ouvido, dor muscular na face, pescoço, desgaste dos dentes, dor na articulação da mandíbula e, para quem está observando a criança dormir, barulho dos dentes batendo. Déficit de atenção e sonolência durante o dia também são comuns”, explicou.

Tratamento

Em alguns casos, o tratamento é multidisciplinar. “É importante envolver várias áreas, como otorrinolaringologistas e até mesmo fonoaudiólogos. Outras recomendações são fazer com que a criança gaste energia durante o dia, por meio da prática de esportes e, quando necessário a utilização de placas de bruxismo, elas devem ser trocadas constantemente para não atrapalhar o desenvolvimento dental e facial da criança”, ressaltou Gustavo.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link