Notícias

Brusque perde 3 pontos na Série B por injúria racial de conselheiro contra meia Celsinho

Autor do ato racista foi identificado, multado e suspenso por 360 dias

Por Redação, 24/09/2021 às 16:16
atualizado em: 24/09/2021 às 16:16

Texto:

Foto: Reprodução/SporTV
Reprodução/SporTV

Celsinho relatou, em entrevista após a partida, as injúrias raciais que sofreu

O Brusque, time catarinense que subiu para o Campeonato Brasileiro Série B nesta temporada, perdeu três pontos na competição, por injúria racial de um conselheiro contra o meia Celsinho, do Londrina, durante confronto entre os clubes pelo primeiro turno. A informação foi inicialmente divulgada pelo portal ge.

O caso foi julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O conselheiro foi identificado, multado em R$ 30 mil e suspenso por 360 dias. O Brusque também foi penalizado e condenado a pagar R$ 60 mil.

Agora, o time cataraninse, que estava com 29 pontos, passa a ter 26, caindo da 15ª para a 16ª colocação. 

O caso

A injúria racial aconteceu no dia 28 de agosto, em confronto válido pela 21ª rodada da Série B, no Estádio Augusto Bauer, casa do Brusque. Entre outros xingamentos, Celsinho alegou ter sido chamado de ‘macaco’. 

Na súmula da partida, assinada pelo árbitro Fábio Augusto Santos Sá Junior, seus assistentes Cleriston Clay Barreto Rios e Daniel Vidal Pimentel e o quarto árbitro, Evandro Tiago Bender, a situação foi registrada da seguinte maneira:

“Por volta dos 45 minutos do 1º tempo, o atleta do londrina, Sr.Celso Luis Honorato Júnior informou ao quarto árbitro que foi ofendido com as seguintes palavras: "vai cortar esse cabelo seu cachopa de abelha", por um homem na arquibancada, que foi identificado pelo coordenador da cbf, sr. Ricardo Luiz, como Julio Antônio Petermann, staff da equipe do Brusque. Informo ainda que o referido atleta, juntamente com o diretor de futebol da equipe do londrina, sr. Germano Cardozo Schweger, estiveram na porta do vestiário da arbitragem, após o término do jogo e confirmaram o relato acima.”

No dia primeiro deste mês, o Londrina publicou um vídeo nas redes sociais em que é possível ouvir a ofensa a Celsinho. O clube paranaense usou o conteúdo para rebater a equipe catarinense que, em um primeiro momento, chamou Celsinho, que denunciou ter sido vítima de racismo, de "oportunista" por meio de nota. Depois, o clube pediu desculpas em um novo comunicado e anunciou po afastamento do conselheiro.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link