Notícias

Brincadeiras podem ajudar crianças a prevenir obesidade

Infância saudável pode contribuir para vida adulta livre de doenças crônicas

Por Jacqueline Moura/Itatiaia, 08/10/2021 às 13:55
atualizado em: 08/10/2021 às 13:58

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

Na próxima semana é comemorado o dia das crianças e vale chamar a atenção dos pais para a importância dos pequenos terem uma infância saudável, o que pode contribuir para uma vida adulta livre de doenças crônicas, principalmente da obesidade. 

Mesmo com os brinquedos e brincadeiras cada vez mais desenvolvidos tecnologicamente, é essencial que a criança, mesmo com videogames, tablets e computadores, opte também por brincadeiras que possibilitem seu movimento.  

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que exista no mundo 41 milhões de crianças menores de cinco anos com sobrepeso ou obesidade. Só no Brasil, em menos de uma década a obesidade pode atingir 11,3 milhões de crianças, de acordo com alerta divulgado pela Federação Mundial de Obesidade. 

Fernanda Cordeiro, educadora física da Companhia Athletica, destaca que o excesso de peso em crianças pode reduzir a expectativa de vida, desenvolver problemas nas articulações e ainda desencadear baixa autoestima. Doenças crônicas como hipertensão e diabetes também podem afetar os pequenos. 

As crianças devem ser estimuladas desde cedo a fazerem atividades físicas e darem preferência para as práticas aeróbicas. “Para as crianças e adolescentes, a OMS recomenda uma hora de exercício, sendo caminhada ou corrida. Essas atividades físicas ajudam a melhorar postura, coordenação motora, flexibilidade, composição corporal e o condicionamento cardiorrespiratório”, explica a educadora. 

 “As crianças precisam ser estimuladas a fazer atividades físicas desde a primeira infância. Isso para despertar esse desejo nelas ao longo da vida. Brincadeiras simples como pega-pega, morto-vivo e pular corda podem ser feitas em casa e ajudam na coordenação e atenção da criança, além disso, é prazeroso para toda a família”, ressalta a educadora física. 

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link