Notícias

Previsão do tempo: BH será atingida por onda de calor com máximas de até 38ºC

Sem possibilidade de chuva, a semana será de calor na capital

Por Redação, 14/09/2021 às 17:40
atualizado em: 14/09/2021 às 19:40

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)/Divulgação
Prefeitura de Belo Horizonte (PBH)/Divulgação

Os moradores de Belo Horizonte têm vivido uma forte sensação de desconforto com o clima abafado, quente e seco que tem predominado na cidade. E o clima de deserto não deve dar trégua, especialistas já alertam para uma onda de calor intensa no mês de outubro, quando os termômetros podem chegar a 38ºC na capital mineira. 

De acordo com o coordenador do Instituto Nacional de Meteorologia em BH (Inmet-BH), o meteorologista Lizandro Gemiacki, a onda de calor é típica desta época do ano, quando estamos no fim do inverno e início da primavera. Ele conta que as temperaturas máximas do ano costumam ser observadas nos meses de setembro e outubro. 

“Nessa época do ano a gente fica sobre a atuação de uma massa de ar continental seca e estável, que intensifica o efeito de calor e a baixa umidade. Ela impede a chega dos sistemas frontais que vem do Sul do Brasil. Geralmente as massas de ar elas vão se trocando ao longo do ano e essa massa fica estacionária sobre essa região central do país. E como o sol nessa época do ano já vai aquecendo mais, tem a possibilidade de aquecer mais a primavera durante o dia e essa massa vai se intensificado e provocando essa condição de muito calor e baixa umidade”, explicou. 

O meteorologista alerta que há a possibilidade de temperaturas ainda mais elevadas no mês de outubro. “Nos últimos anos o outubro sempre tem feito temperaturas na casa dos 36ºC e 37ºC, então a gente já está um efeito climatológico de ter essas ondas de muito calor no próximo mês. Tudo vai depender da quebra do sistema de bloqueio que causa essa estacionalidade da massa de ar quente e seco e principalmente as chuvas, que podem umidificar a atmosfera. É possível sim [temperaturas em torno de 38ºC], sempre tem essa possibilidade”, estimou. 

Ouça a entrevista completa no player acima!

Previsão para esta semana:

Sem possibilidade de chuva, a semana será de calor na capital. Nesta terça-feira (14), a previsão é de temperaturas entre 18 ºC e 34 ºC. Na quarta (15) os termômetros giram em torno de 19 ºC e 34 ºC e na quinta entre 18 ºC e 33 ºC. 

A temperatura mais alta em 2021 foi registrada na última segunda-feira (6), quando a estação automática do Inmet na Pampulha contabilizou 35 ºC.
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link