Notícias

Barragens em Macacos e Ouro Preto têm nível elevado para risco iminente de rompimento

Por Redação, 27/03/2019 às 21:29
atualizado em: 28/03/2019 às 10:54

Texto:

Foto: Reprodução/Google
Reprodução/Google

As barragens B3/B4 (Mina Mar Azul), em Macacos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e Forquilha I e III, em Ouro Preto, na Região Central de Minas, tiveram o nível de risco elevado de 2 para 3 na noite desta quarta-feira, o que indica possibilidade iminente de rompimento das estruturas.

Em nota, a Vale informou que está descartada a necessidade de novas evacuações nas duas localidades. No dia 16 de fevereiro deste ano, cerca de 200 pessoas foram retiradas de casa em Macacos após a elevação do nível de risco da barragem de 1 para 2. Quatro dias depois, foi a vez de moradores de Ouro Preto deixarem as residências. Oito famílias tiveram que sair da região da Mina da Fábrica, na Zona Rural, aproximadamente 15 km de Engenheiro Correia.

Ainda de acordo com a mineradora, a elevação do risco de 2 para 3 ocorreu porque auditores independentes não emitiram as Declarações de Condição de Estabilidade da barragem. Nos dois casos, a orientação para a mudança do nível de alerta partiu da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Em Macacos, a sirene de autossalvamento foi acionada no fim da noite desta quarta-feira como medida preventiva, seguindo protocolo do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. No momento em que o sinal sonoro foi emitido, sirenes também tocaram em Itabira, na Região Central do estado, mas por engano. A Vale admitiu o erro. Em Ouro Preto, não foi necessário o acionamento da sirene porque trata-se de uma área rural que já foi completamente esvaziada.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link