Notícias

Barbados vira república e declara Rihanna heroína nacional

O país decidiu se separar do regime monárquico britânico após 400 anos e terá como primeiro presidente uma mulher 

Por Maria Clara Lacerda*, 30/11/2021 às 15:28
atualizado em: 01/12/2021 às 01:52

Texto:

Foto: Reprodução/Twitter
Reprodução/Twitter

Em uma cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (29), Barbados se tornou oficialmente uma república, se despedindo da rainha Elizabeth II, que deixou de ser chefe de Estado da ilha. A transição de monarquia para o governo republicano acontece após quase quatro séculos sob o comando da coroa britânica. A primeira presidente do país será uma mulher, Sandra Mason.

A cerimônia foi marcada por festividades realizadas na Praça dos Heróis Nacionais, capital de Barbados. Durante o evento, Mason fez o juramento ao cargo. Além disso, foi feita a substituição do estandarte real pela bandeira presidencial. Estavam presentes na cerimônia, o Príncipe Charles e a cantora Rihanna, que foi declarada como heroína nacional.

Em seu discurso, a primeira-ministra do país, Mia Mottley destacou a influência da barbadiana, que nasceu no país. Mottley fez ainda uma referência à ‘Diamonds’, música de sucesso da cantora, ao desejar que ela continue “brilhando como um diamante." Rihanna é considerada como a cidadã mais famosa de Barbados e, em 2018, foi nomeada como Embaixadora Extraordinária do país.

 

Entenda

A transição de monarquia para república começou ainda em 2020, quando Barbados sinalizou sua intenção de se separar da Commonwealth - nações que integram a Comunidade Britânica. 

Eleita pelo Parlamento de forma indireta, em outubro, a nova presidente da ilha, Sandra Mason. foi a primeira mulher a integrar o tribunal de apelações da Suprema Corte. Em 2018, ela se tornou a representante oficial da rainha na ilha, assumindo o cargo de governadora-geral.

 

*Sob supervisão de Leticia Fontes
 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Estado tem o quarto maior rebanho bovino do Brasil com mais de 22 milhões de cabeças #itatiaia70anos

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Total de infectados com a variante Ômicron chegou a 1.407 nessa quinta-feira (20) #itatiaia

    Acessar Link