Notícias

Assembleia detecta fraude em apoio a projeto que amplia área de mineração na Serra da Moeda

A suspeita é que a votação em massa no site estivesse sendo feita por robôs

Por Edilene Lopes , 22/08/2020 às 12:35
atualizado em: 22/08/2020 às 16:36

Texto:

Ouça na Íntegra
00:00 00:00
Foto: Divulgação
Divulgação

RESUMO

  • A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) excluiu 1.319 votos de uma consulta popular a favor de um projeto que altera os limites do Monumento Natural da Serra da Moeda (Mona).
  • Ambientalistas notaram um crescimento expressivo de votos a favor do projeto, mas sem argumentação de defesa, e suspeitaram que a votação em massa estivesse sendo feita por robôs.
  • Se aprovada, a área de preservação ambiental poderá passar a ser explorada por uma mineradora na área.


A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) excluiu 1.319 votos de uma consulta popular a favor de um projeto que altera os limites do Monumento Natural da Serra da Moeda (Mona). Se aprovada, a área de preservação ambiental poderá passar a ser explorada por uma mineradora na área.

Essa consulta, é um lugar do site da assembleia chamado “Dê sua opinião sobre projetos em tramitação". No link, a população pode votar contra, ou a favor sobre projetos e fazer comentários.  

Ambientalistas notaram um crescimento expressivo de votos a favor do projeto, mas sem argumentação de defesa, e suspeitaram que a votação em massa estivesse sendo feita por robôs.

Depois de excluir os votos, a Casa respondeu à Itatiaia que, a partir de solicitação recebida pelo “Fale com a Assembleia”, foi detectado um crescimento anormal de votos relativos ao  1.822/2020 e que esses votos estavam concentrados em período curto de tempo e originados de e-mails genéricos. Ainda segundo a ALMG, como esse procedimento fere os Termos de Uso do Portal, esses votos foram removidos.  

A assembleia não apontou responsáveis. A votação popular online não tem efeito direto na aprovação ou reprovação final do projeto de lei.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    'O projeto introduz dispositivos claros e objetivos, com penalidade para aqueles que prestarem informações falsas ou deixarem de executar as medidas compensatórias', defend...

    Acessar Link