Notícias

Arlindo Cruz completa 63 anos se recuperando de acidente vascular cerebral sofrido em 2017

Sambista carioca é autor de músicas de sucesso, como 'Camarão Que Dorme a Onda Leva', 'O Bem' e 'Meu Lugar', entre outras

Por Raphael Vidigal , 14/09/2021 às 14:50
atualizado em: 14/09/2021 às 17:09

Texto:

Foto: Instagram/Reprodução
Instagram/Reprodução

Arlindo Cruz é autor de músicas de sucesso, como 'Camarão Que Dorme a Onda Leva', de 1981

Arlindo Domingos da Cruz Filho, o Arlindo Cruz, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 14 de setembro de 1958. Do pai, ele ganhou o primeiro cavaquinho, aos sete anos. Aos 12, começou a aprender violão e, aos 14, já tocava profissionalmente, acompanhando rodas de samba de artistas como Candeia. 

Aos 15 anos, ele foi estudar na escola preparatória de cadetes em Barbacena, Minas Gerais, mas não abandou a música e continuou cantando no coral da escola. Depois de vencer festivais em Barbacena e Poços de Caldas, deixou a Aeronáutica e voltou ao Rio, frequentando rodas de samba no Cacique de Ramos com Jorge Aragão, Beth Carvalho, Almir Guineto e Zeca Pagodinho. 

Com a saída de Jorge Aragão do Fundo de Quintal foi convidado a participar do grupo e, ao lado de Sombrinha, compôs inúmeros sucessos, como “O Show Tem Que Continuar”, “Ainda É Tempo de Ser Feliz”, “Desalinho”, “Só Pra Contrariar”, entre outras. Em sua carreira-solo, compôs músicas como “O Bem”, “Meu Lugar”, “Meu Nome É Favela”, “Bagaço da Laranja”. Em março de 2017, Arlindo sofreu um acidente vascular cerebral do qual ainda se recupera. 

 

 

Ontem, Babi Cruz, mulher de Arlindo Cruz, postou um vídeo no Instagram em que aparece sambando e interagindo com o marido. Arlindo aparece sentado em uma cadeira de rodas. As imagens comoveram os fãs do artista que seguem na torcida para que ele melhore a cada dia. 

“A gente sempre cantou isso um para o outro”, escreveu Babi, se referindo à música “Te Ver”, do grupo Skank. “Estamos na semana de aniversário do meu Amor. Amanhã, ele vai completar 63 anos do seu primeiro nascimento, porque Arlindo Cruz está tendo uma nova versão de vida, renascimento na mesma existência. Do corpo do meu marido, nós desfrutamos e bem. Agora estamos cuidando da alma e do espírito que nos pertence. Que todas as boas energias de Olodumarê, do universo, caiam sobre você, meu aniversariante, da semana. Juntos até depois do Recomeço”, postou Babi. 

 

 

“Camarão Que Dorme a Onda Leva” (samba, 1981) – Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz e Beto Sem Braço
A renovação do samba carioca é creditada, em larga medida, ao bloco carnavalesco “Cacique de Ramos” e, sobretudo, à presença da madrinha Beth Carvalho, apontada de tal maneira pela maioria dos sambistas da nova geração. Não é por acaso. Em 1981, Beth revelou ao Brasil o compositor e cantor Zeca Pagodinho, quando o convidou para cantar em seu disco o samba “Camarão que dorme a onda leva”, parceria com Arlindo Cruz e o lendário Beto Sem Braço. Além do ditado presente no título, que expressa a necessidade de atenção, agilidade, esperteza e dedicação por parte do cidadão brasileiro, outros são apresentados na letra, entre eles “hoje é dia da caça, amanhã do caçador”, sobre o caráter cíclico da vida, e “não faça gato e sapato de mim”.

 

 

“Samba É Saúde” (partido-alto, 2012) – Moisés Santiago, Alexandre Silva e Renan Pereira
Zeca Pagodinho é conhecido por conservar o modo de vida despojado e as amizades em Xerém, no Rio de Janeiro, onde o sambista se criou. E, também, por gravar e dar oportunidades a nomes da nova geração, como a madrinha Beth Carvalho fez com ele próprio. Em plena pandemia do novo coronavírus, Zeca declarou que a chegada de uma vacina “vai dar mais de 20 sambas”, e que ele tomaria a vacina “até duas vezes”. Em 2012, o companheiro Arlindo Cruz gravou o partido-alto “Samba É Saúde”, de Moisés Santiago, Alexandre Silva e Renan Pereira. Já em 2015, foi a vez de Zeca protagonizar uma dobradinha com Moisés, um dos autores. “Pro samba não tem vacina”, afirma um de seus versos.

 

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link