Notícias

Aplicativo 'Não Deixe a Vovó Cair' pode ajudar idosos a prevenir acidentes domésticos

Por Aline Campolina/Itatiaia, 04/02/2020 às 08:56
atualizado em: 04/02/2020 às 08:56

Texto:

Quem tem idoso em casa sabe que todo cuidado é pouco para evitar que ocorra um acidente doméstico ou até mesmo uma queda. Para a pessoa idosa, um simples tombo pode representar um problema grave, levando, inclusive, a limitações funcionais e a dependência de filhos, netos ou de pessoas mais próximas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 40% dos idosos com mais de 70 anos sofrem algum tipo de queda. As três principais fraturas que acometem esse público são fêmur, punho e coluna.  Uma pesquisa americana aponta risco de morte de 30% a 40% dos pacientes idosos que sofreram fratura no fêmur. Segundo o estudo, por causa das mudanças repentinas do processo de recuperação, o idoso tende a se retrair, ficar deprimido, com medo de andar, com restrição de movimentos, etc. Com isso, existe uma grande chance de ocorrer complicações após a fratura.

Uma das formas de prevenir a queda do idoso é modificar o ambiente em que ele vive. Para isso, a equipe de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG, em Belo Horizonte, criou o aplicativo “Não Deixe a Vovó Cair”, com orientações para evitar acidentes domésticos. Apesar de ter sido desenvolvido em 2016, ele ainda é pouco conhecido pela população. Em quatro anos no mercado, são cerca de 5 mil downloads para quem tem a plataforma android.  

Edenia Oliveira, pedagoga, fisioterapeuta e uma das criadoras do aplicativo, diz que o app tem uma grande serventia. “Esse aplicativo foi desenvolvido com o intuito de educar, não somente os profissionais, mas também o próprio idoso em relação a prevenção de quedas. Uma vez que a gente sabe que o maior número de quedas ocorre no ambiente domiciliar, a ideia do aplicativo é mostrar como ele (idoso) pode organizar os ambientes da casa (sala, cozinha, banheiro...) para que esse ambiente possa ser seguro e, com isso, diminuir os riscos de queda em casa”, diz.

A linguagem utilizada no aplicativo é de fácil entendimento, voltada para o público da terceira idade. “Extremamente fácil. O Jogo é extremamente intuitivo. Ele utiliza dessa organização ambiental para que o próprio jogador (idoso) possa olhar e ver onde ele pode organizar, como pode colocar os utensílios para que isso evite uma queda. Como o jogo tem um viés maior de educação, a cada vez que ele acerta, sempre vem uma mensagem explicando a relevância daquele ato”, explica Edenia.

A ideia do grupo que desenvolveu o aplicativo é expandir para o sistema IOS para que mais pessoas tenham acesso ao jogo. Para baixar é só entrar no Play Store, do sistema Android, e digitar “Não Deixe a Vovó Cair”.  O aplicativo é gratuito.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Campeonato Mineiro Coimbra x América

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    ⚽Boliviano irá desembarcar em Belo Horizonte nesta terça-feira, às 11h30

    Acessar Link