Ouça a rádio

Compartilhe

Alimentação saudável ao seu alcance

Como ter sempre comida de verdade na mesa?

Istock
Foto: Istock

Para desmistificar a ideia de que comer de forma adequada e saudável é difícil, aqui vão cinco estratégias simples que podem ser incorporadas no seu dia a dia. 

1 – Comece pelo planejamento

Esse é um importante passo para evitar as tentações. Por isso é essencial planejar a alimentação, as compras e o tempo de preparo de acordo com cada rotina para evitar que, por falta de opções ou de organização, sejam consumidos alimentos ultraprocessados. Esse é um passo que também ajuda na economia, já que evita compras desnecessárias e, consequentemente, o desperdício. 

2 – Apostar nos estabelecimentos que comercializem produtos in natura

Se você não tem acesso aos produtos ultraprocessados, fica mais difícil de comprar. Por isso, fazer compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados – como feiras, sacolões, supermercados com seção de hortifrútis e comércios abastecidos por agricultores da região - também é uma atitude que pode auxiliar nesse processo, assim como cultivá-los em pequenas hortas em casa. Essa etapa também tem uma função social importante, uma vez que fortalece o mercado local e incentiva o pequeno produtor. 

3 – Aproveitar os produtos da época

Essa etapa é a consequência da anterior. Na hora das compras, a dica é aproveitar para levar os alimentos que estão no período de safra. Essa é uma escolha que vai te garantir produtos mais baratos, mais saborosos e de maior qualidade. 

4 – Cozinhar mais

Colocar a mão na massa é um passo importante para ter sempre comida de verdade na mesa, sem falar que é um hábito econômico e de grande valor afetivo. Cozinhar carrega consigo o potencial de compartilhar, seja durante o preparo ou o consumo. 

Por isso, também é uma estratégia saudável desenvolver habilidades culinárias, ou seja: aquelas que envolvem a seleção, pré-preparo, tempero, cozimento, combinação e apresentação dos alimentos, bem como praticar e partilhar essas habilidades e as responsabilidades com os integrantes da família e amigos.