Notícias

Alimentação saudável ajuda na prevenção do refluxo 

Gastroenterologista dá dicas sobre como resolver problema

Por Jacqueline Nunes, 20/10/2021 às 13:55
atualizado em: 20/10/2021 às 13:58

Texto:

Foto: Pixabay
Pixabay

O refluxo é o retorno do alimento que está dentro do estômago (junto com a secreção ácida) de volta para o esôfago e, até mesmo, para a boca. Dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD) apontam que 12% da população brasileira têm a doença de refluxo, o que equivale a mais de 25 milhões de pessoas.

Segundo Henrique Eloy, gastroenterologista especialista em Cirurgia Endoscópica Bariátrica, essa volta do alimento pode provocar, em um primeiro momento, a queimadura do esôfago – daí a sensação que as pessoas têm de queimação. “Se você não fizer um tratamento adequado, isso pode trazer outras complicações até mesmo a nível do pulmão, onde teremos tosse crônica, bronquites, rouquidão e problemas na boca (aftas, mal hálito e até complicações de esmalte no dente), explica o médico.

A automedicação para o refluxo é um grande problema, de acordo com o especialista. O adiamento da ida ao médico acaba complicando ainda mais a situação. “Se você não for adequadamente avaliado e tratado, a doença pode aparecer já em fase avançada”, diz.  

A obesidade é uma das principais causas do refluxo. Por isso, segundo o gastroenterologista, é importante que a pessoa tenha uma alimentação saudável. “O refluxo anda de mãos dadas com a obesidade. O tratamento, inicialmente, é a mudança dos hábitos alimentares. Nós temos que evitar alimentos gordurosos, café, condimentos fortes (pimenta) e até mesmo chocolate, hortelã e molhos de tomate, que, comprovadamente, pioram o refluxo”, explica.

Outros fatores responsáveis pelo refluxo são alterações hormonais, gravidez, constipação intestinal, tabagismo, asma, diabetes, antidepressivos tricíclicos, etc.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link