Notícias

Agronegócio e Turismo são setores-chave para fortalecer a economia de Brumadinho

Ações implementadas pelo Plano de Reparação Integral visam fortalecer a economia local e reduzir a dependência econômica da mineração

Por Redação, 29/12/2020 às 12:30
atualizado em: 11/02/2021 às 16:22

Texto:

Um dos objetivos da Vale, ao implementar ações de reparação e compensação em Brumadinho e região é auxiliar o município a desenvolver sua economia, diminuindo sua dependência das atividades de mineração.

Há muito trabalho ainda a ser feito, mas o que se destaca é a participação de diversas entidades e a união de forças para encontrar novos caminhos para o fortalecimento da economia local.

Um dos focos de atuação do Plano de Reparação Integral de Brumadinho, idealizado pela Vale, é identificar e valorizar as vocações e talentos regionais, e assim gerar mais emprego e renda.

De acordo com Fátima Chagas, gerente da área de Compensação e Reparação da Vale, o trabalho será realizado pelos próximos cinco anos e vai contemplar três frentes de atuação: “Podemos destacar três grandes frentes muito importantes que são integradas e interdependentes: o fomento às atividades econômicas, a requalificação urbana do território e o desenvolvimento social. Visamos fortalecer setores da economia já existentes, buscar e consolidar novos setores, sempre respeitando as particularidades locais. Essas ações permitirão diversificar a economia, reduzindo a dependência do setor de mineração e gerando emprego e renda para população”.

Um importante passo para isso foi a realização de um estudo propositivo que apontou os caminhos para uma maior diversificação econômica e o desenvolvimento sustentável do município. Como resultado desse estudo, dois setores foram identificados como grandes potenciais geradores de emprego e renda na região: Turismo e Agronegócio.

Os produtores rurais da região estão sendo apoiados por meio do Programa de Fomento à Agricultura, que desenvolve novas técnicas para a diversificação produtiva, capacita mão de obra e fortalece o setor criando associações de produtores locais. Com este apoio, os produtores estarão aptos para seguir padrões rígidos de qualidade e será possível ter acesso a grandes mercados e redes varejistas, com produtos mais competitivos.

O turismo também vem sendo fortalecido com a criação do Plano de Qualificação de Desenvolvimento do Turismo Sustentável. Além da Vale, estão reunidas nesse projeto a Associação de Turismo de Brumadinho e Região (ATBR), a Secretaria de Cultura e Turismo de Brumadinho e o Circuito Turístico Veredas do Paraopeba. Voltado para o fortalecimento do turismo rural de base comunitário, a ideia é proporcionar a ampliação do emprego e renda para os mais de 2.000 empregados do setor, como ressalta Fátima Chagas: “Brumadinho tem um grande patrimônio cultural e natural de expressiva beleza, além de unidades de conservação como a Serra da Moeda, Serra da Calçada, Serra do Rola Moça e diversos outros atrativos. Esse projeto é voltado para estimular a diversificação e desenvolvimento da atividade turística com foco nas micro e pequenas empresas”.

Para fomentar o desenvolvimento social do município, estão sendo desenvolvidos programas de fortalecimento das organizações sociais locais, como o Programa Valorizar, além de incentivar a capacitação profissional dos moradores das comunidades, como o projeto idealizado pelo Instituto Yara Tupynambá, que oferece aulas de jardinagem e capacitação na área da construção civil.

Além desses exemplos, ainda estão sendo realizadas as ações de requalificação urbana e muitos outros que fazem parte do Plano de Reparação Integral.

Fátima Chagas explica que muito mais do que recuperar a cidade, é preciso investir na comunidade: “Nosso foco em Brumadinho são as pessoas, todas as nossas iniciativas só fazem sentido se pudermos apoiar essas pessoas no sentido de ressignificar as suas vidas. É importante fortalecer a sensação de pertencimento dessas pessoas. Queremos dotar essas comunidades de ferramentas e processos que gerem um desenvolvimento social realmente efetivo, que traga melhoria na qualidade de vida de forma duradoura”.

Todas as ações descritas podem ser acompanhadas no site da Vale. Lá também é possível baixar o Balanço da Reparação, um resumo das principais iniciativas da empresa para este importante processo de recuperação socioambiental em Brumadinho e região.

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link