Notícias

Abelhas de Brumadinho ajudam no reflorestamento em área atingida pelo rompimento de barragem

Por Redação/Vale, 22/10/2021 às 10:04
atualizado em: 22/10/2021 às 10:21

Texto:

Das cerca de 200 espécies de abelhas sem ferrão existentes no Brasil, mais de 25 já foram identificadas em Brumadinho. As nativas sem ferrão existem nas áreas atingidas pelo rompimento da barragem B1, e áreas de obra em Brumadinho.

Elas estão sendo catalogadas, monitoradas e reinseridas em áreas de proteção pela equipe de biólogos da Vale em Brumadinho. 

A polinização realizada pelas abelhas tem sua importância reconhecida, tanto no âmbito agrícola, como para a manutenção da biodiversidade, pela Convenção da Diversidade Biológica (CDB), que está diretamente ligada à Organização das Nações Unidas, sendo um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao Meio Ambiente.

Graças ao seu trabalho de coleta de pólen e néctar, voando de flor em flor, as abelhas polinizam as flores e promovem a sua reprodução. Os frutos gerados a partir da polinização são consumidos por espécies da fauna local, que ajudam na dispersão das sementes e, consequentemente, na recuperação das áreas atingidas.

Entenda sobre o processo: 

Mais de 500 colmeias de abelhas nativas foram catalogadas e 70 foram resgatadas e realocadas para outras áreas florestais ou para o meliponário criado pela Vale em Brumadinho. A primavera, a partir de setembro, é um momento oportuno para essa realocação nas áreas em recuperação, uma vez que é o momento de florescimento das árvores.

A ação, iniciada ainda em 2019, faz parte de um acordo assinado com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Brumadinho para preservação das espécies que auxiliarão na polinização e, consequentemente, no reflorestamento da região. No município, as abelhas são protegidas por lei (Lei municipal, nº 2.355, de 22 de setembro de 2017).

Escreva seu comentário

Preencha seus dados

ou

    #ItatiaiaNasRedes

    RadioItatiaia

    Partida acontece nesta terça-feira (7), às 11h. No jogo de ida, times empataram por 0 a 0. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/galo-x-bragantino-fazem-final-do-bras...

    Acessar Link

    RadioItatiaia

    Militares do Corpo de Bombeiros também atuam, nesta segunda-feira (6), para evitar reignição no Parque das Mangabeiras, em BH. #Itatiaia https://www.itatiaia.com.br/noticia/s...

    Acessar Link