A gigante do mercado de bens de consumo, Unilever Brasil, pretende até o ano de 2039 zerar a pegada de carbono em sua linha de produção, dando ênfase para o uso de energia renovável em suas fábricas. A iniciativa é uma meta global da marca, e atende metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Fabricante de produtos de marcas populares, como a Dove, Rexona, Hellmanns e OMO, a empresa tem utilizado energia gerada através de resíduos, já alcançando níveis baixos de emissão de carbono em seus processos.
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Em entrevista à Itatiaia, a gerente de Sustentabilidade da Unilever Brasil, Juliana Abreu, afirmou que maior parte de suas fábricas, incluindo a maior fabricante de alimentos da América Latina, no sul de Minas, já operam com 100% de geração própria de energia.
“O impacto ambiental é muito grande quando adotamos uma energia limpa em grande escala. Hoje, as quatro maiores fábricas da Unilever Brasil têm suas linhas de produção movidas totalmente com energia limpa e renovável, como a biomassa e o biometano. Entre elas, está a nossa maior fábrica de alimentos da América Latina, em Pouso Alegre, Minas Gerais. Como resultado por ano, evitamos a emissão de mais de 40 mil toneladas de gases que causam as mudanças climáticas. Isso equivale, por exemplo, a 81 mil viagens de carro entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro” afirmou.
Meta 2030
Segundo a gerente, as empresas do grupo que atuam no Brasil já estão avançando na meta de zerar emissões. O uso de energia renovável já está presente em produtos de alta popularidade, e a transição seria uma forma de garantir a sustentabilidade dos negócios.
“Hoje, 80% do volume produzido pela Unilever no Brasil utiliza energia limpa e renovável. Isso inclui produtos que o consumidor conhece bem, como lavar roupas da marca Omo, a maionese Hellmanns e os sabonetes e shampoos Dove. É importante ressaltar que, mais do que atender a demanda do consumidor, que está cada vez mais consciente, a sustentabilidade é o que garante a continuidade do nosso negócio. É a base de tudo que fazemos. Temos o compromisso global de reduzir em 100% as nossas emissões absolutas nas operações até 2030. E o Brasil está avançando muito bem nessa meta”.
Já o plano de ação da Unilever contempla a utilização do lixo para geração de gás, essencial para geração própria de energia do grupo.
“O Plano de Ação de Transição Climática da Unilever orienta nossos esforços para alcançar as emissões líquidas zero até 2039, em toda a cadeia de valor. E nesse contexto, implementamos soluções que garantem um abastecimento seguro e contínuo para as nossas fábricas, ao mesmo tempo que elas contribuem duplamente para o enfrentamento da crise climática. Primeiro, reduzindo as emissões nas nossas operações. E segundo, porque impede que o lixo libere o metano no ar, que é um gás muito nocivo ao meio ambiente” finalizou.

