Tutores de cães que não recolherem fezes ou limparem a urina dos animais nas ruas da cidade de Corunha, na Espanha, poderão receber multas de até 30 mil euros (R$ 191 mil, na cotação atual). A medida foi anunciada pela prefeitura da cidade.
Segundo a secretária de Meio Ambiente da cidade, Yoya Neira, a campanha tem intenção de mudar o comportamento das pessoas. Ela afirmou que algumas pessoas não recolhem as fezes dos animais, e outras não levam garrafa de água para diluir a urina dos pets.
O problema da sujeira nas ruas causada pelos pets tem crescido na cidade. Por isso, a campanha foi lançada pela prefeitura.
Dicas para fazer boas fotos do seu pet Entenda o refluxo em cães, saiba reconhecê-lo e prevenir complicações A importância do enriquecimento ambiental para os cães durante inverno
A primeira etapa é educativa. A administração pública distribuirá 10 mil dispensadores de sacos plásticos e cinco garrafinhas para diluição de urina. Também serão entregues panfletos em parques e bairros com grande circulação de animais.
Depois disso, será implementada a segunda etapa: a de fiscalização. Policiais municipais e inspetores ambientais vão monitorar áreas com mais infrações. A multa mínima será de 500 euros (3 mil reais).