O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira (11) que tem obrigação de processar a BBC após uma edição de um de seus discursos, que levou à renúncia de dois chefes.
Segundo uma carta à qual a AFP teve acesso, os advogados de Trump ameaçaram na segunda-feira (10) a emissora britânica com um processo de um bilhão de dólares (o equivalente a 5,31 bilhões de reais).
A BBC pediu desculpas publicamente pela edição de um dos discursos de Trump que dava a impressão de que o presidente havia incitado uma “ação violenta” antes do ataque ao Capitólio em 2021.
O documentário da BBC foi exibido no ano passado dentro do programa ‘Panorama’.
Governador do Pará diz que espera Trump com tacacá na COP 30 após críticas à avenida Shutdown nos EUA: Trump exige que controladores aéreos voltem ao trabalho ‘agora’ Trump se irrita com preço da carne bovina e promete investigar frigoríficos nos EUA
Em uma entrevista ao canal Fox News, gravada na segunda-feira, ao ser questionado se processaria a BBC, Trump respondeu: “Acho que tenho que fazer isso, por que não?”.
“Acho que tenho a obrigação de fazer isso porque não podemos permitir que as pessoas façam aquilo”, acrescentou, sem confirmar se havia iniciado formalmente os trâmites para entrar com um processo por difamação.
“Eles enganaram o público e admitiram isso”, afirmou.
Após a polêmica, o diretor-geral da BBC e a diretora do departamento de notícias da empresa pública pediram demissão no domingo (9).
*Com AFP