O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com Donald Trump sobre “a perigosa escalada” no Oriente Médio devido ao
“A perigosa escalada no Oriente Médio foi, obviamente, o tema central da conversa” entre os dois líderes, afirmou o Kremlin em um comunicado. A conversa também teve como foco os esforços para chegar a um acordo em relação à Ucrânia, informou o Kremlin neste sábado (14).
Durante a conversa telefônica, Putin indicou que a Rússia está pronta para continuar as negociações com a Ucrânia a partir de 22 de junho. “O presidente Putin me ligou esta manhã para, gentilmente, me desejar feliz aniversário”, disse Trump, que completou 79 anos.
“Ele e eu acreditamos que esta guerra entre Israel e Irã deve terminar, e como expliquei, a guerra dele também deve terminar”, acrescentou em sua plataforma Truth Social, referindo-se à invasão russa da Ucrânia.
O presidente russo também discutiu com Trump “a irmandade de armas” entre a União Soviética e os Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, segundo o Kremlin.
Ambos os líderes expressaram preocupação com a recente escalada no Oriente Médio, mas “não descartaram um retorno às negociações sobre o programa nuclear iraniano”, segundo Kremlin.
Vladimir Putin expressou sua disposição de desempenhar um papel de mediador entre Israel e o Irã. O presidente russo também informou Donald Trump sobre “a implementação dos acordos alcançados durante a reunião entre as delegações russa e ucraniana em Istambul, em 2 de junho”.
*Com informações de AFP