Ouvindo...

Papa Leão XIV nomeia novo líder para comissão da Igreja que apura abusos sexuais

O francês, de 59 anos, substitui o cardeal Sean O’Malley, de 81, que presidia a comissão desde sua criação, em 2014

Papa Leão XIV, novo sumo pontífice da Igreja Católica.

O papa Leão XIV nomeou neste sábado (5) o arcebispo francês Thibault Verny, de 59 anos, como novo presidente da comissão do Vaticano responsável por apurar casos de abuso sexual cometidos por membros do clero.

Verny assumirá a presidência da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, mantendo-se também no cargo de arcebispo de Chambéry, no sudeste da França.

A comissão foi criada em 2014 pelo papa Francisco como resposta aos escândalos de crimes sexuais que abalaram a Igreja Católica e comprometeram, ao longo dos anos, sua autoridade moral.

Leia também

Verny substitui o cardeal Sean O’Malley, ex-arcebispo de Boston, de 81 anos, nomeado por Francisco e à frente da comissão desde sua criação, há mais de uma década.

Em comunicado, O’Malley elogiou a escolha de seu sucessor e afirmou que Verny é um líder “colaborativo, comprometido com o avanço da adoção global de medidas de proteção e salvaguarda”.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.