Ouvindo...

Manifestante baleado em protesto anti-Trump morre nos Estados Unidos

Movimento chamado de ‘No Kings Day’, ou ‘Dia Sem Reis’ aconteceu no sábado (14)

Manifestantes com cartazes “No Kings”

Um manifestante que foi baleado no sábado (14) durante um protesto contra o presidente Donald Trump na capital de Utah não resistiu aos ferimentos e morreu neste domingo (15), segundo a polícia do estado.

A vítima é Arthur Folasa Ah Loo, de 39 anos, que foi baleado em Salt Lake City, durante o movimento, chamado de ‘No Kings Day’, ou ‘Dia Sem Reis’, que coincidiu com o aniversário de 79 anos do presidente republicano.

Segundo a polícia de Utah, ele foi atingido por um dos três disparos efetuados por outro manifestante contra um jovem de 24 anos que sacou um rifle AR-15 no meio do protesto.

O homem que portava rifle, identificado como Arturo Gamboa, foi “preso e encarcerado acusado de assassinato”, embora as acusações ainda sejam preliminares e precisem ser confirmadas pela Promotoria.

No entanto, o chefe de polícia de Salt Lake City, Brian Redd, afirmou em entrevista coletiva que Gamboa não disparou sua arma. O homem que atacou Gamboa usava um colete de alta visibilidade e aparentemente estava afiliado aos organizadores do protesto. Ele não foi acusado e está cooperando com a polícia, segundo Redd.

Os disparos durante o protesto de sábado causaram pânico entre a multidão em Salt Lake City e ocorreram poucas horas após uma deputada estadual de Minnesota ter sido assassinada em sua casa, em um crime que aparentemente teve motivação política.

*Com informações da AFP

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde