Ouvindo...

Dez pessoas seguem desaparecidas após naufrágio que deixou 35 mortos no Vietnã

A embarcação, que navegava em um dos cartões-postais do Vietnã, transportava, ao todo, 49 pessoas, sendo 46 passageiros e três tripulantes

Homem faz orações pelas vítimas do acidente na baía de Há Long.

Trinta e cinco pessoas morreram e quatro seguem desaparecidas após o naufrágio de um barco na Baía de Ha Long, um dos destinos turísticos mais conhecidos do Vietnã.

A embarcação Wonder Sea transportava, ao todo, 49 pessoas — sendo 46 passageiros e três tripulantes — quando foi surpreendida, no último sábado (19), por uma forte tempestade que, segundo as autoridades locais, começou de forma “repentina”.

As equipes de resgate encontraram 35 corpos e resgataram dez sobreviventes, mas quatro pessoas ainda estão desaparecidas.

A maioria dos passageiros que faziam o passeio turístico eram famílias que visitavam Hanói, capital do Vietnã, incluindo mais de vinte crianças.

A embarcação foi realocada até o cais na manhã deste domingo (20).

‘Gritei por socorro’

Um dos sobreviventes, um garoto de dez anos, contou ao portal estatal VietnamNet que conseguiu se salvar nadando. “Respirei fundo, passei por um espaço estreito, mergulhei e depois voltei à superfície gritando por socorro”, afirmou.

O menino afirmou que foi resgatado por militares que estavam em um barco.

O primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh, prestou solidariedade às famílias das vítimas e pediu aos ministérios da Defesa e da Segurança Pública que intensificassem as operações de busca e resgate.

Leia também

As autoridades locais, em comunicado oficial no site do governo, anunciaram que a investigação irá apurar as causas do acidente e que serão aplicadas “punições rigorosas” às infrações cometidas.

*** Com informações de AFP.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.