Belo Horizonte
Itatiaia

Após ação militar perto da Venezuela, EUA monta base em país vizinho ao Brasil

As tropas participarão de exercícios militares em parceria com a China e a Argentina

Por
Exército dos Estados Unidos
Exército dos Estados Unidos • Divulgação/ US Army

O presidente da Argentina, Javier Milei, autorizou a entrada de militares dos Estados Unidos no país em um decreto presidencial publicado nesta terça-feira (30). As tropas participarão de exercícios militares em parceria com a China e a Argentina.

O primeiro exercício será realizado entre 6 e 10 de outubro, em Puerto Varas, no Chile. Chamado de 'Solidariedade', a atividade tem o objetivo de treinar para situações de desastres naturais, como é previsto em um acordo de cooperação entre os países feito em 1997.

A autorização da entrada dos militares causou divergências no país, isso porque a Constituição exige aval do Congresso para a entrada de tropas estrangeiras no país. Já o governo argentino alega que recorreu ao decreto porque o projeto de lei que trata da medida ainda está no Parlamento, sem previsão de votação.

A ação ocorre em meio às ofensivas dos Estados Unidos a barcos supostamente venezuelanos que transportam drogas. O presidente do país, Donald Trump, tem feito duras críticas ao país e ameaçou atacar os "cartéis que chegam por terra".

*Com Agência Brasil

Por

Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.