Ouvindo...

Brasileira condenada por matar marido na Itália tem pena reduzida e deve pagar indenização milionária

Edlaine Ferreira, de 38 anos, confessou que assassinou o marido porque ele a agredia constantemente; crime aconteceu em julho de 2022

A brasileira Edlaine Ferreira, de 38 anos, teve sua pena reduzida em dois anos após ser condenada pelo assassinato do marido, Francesco Vetrioli, de 37, na Itália. Inicialmente condenada a 24 anos de prisão, Ferreira agora cumprirá 22 anos de prisão.

A decisão foi tomada pelo tribunal de Verona, no norte da Itália, que também determinou que ela pagasse uma indenização de 180 mil euros (aproximadamente R$ 1,1 milhão) aos pais de Vetrioli e 80 mil euros (cerca de R$ 491 mil) aos dois irmãos dele.

Apesar de Edlaine não ter condições financeiras para arcar com os valores, já que não possui bens, os pais e irmãos da vítima podem receber a quantia por meio de um fundo estatal destinado às vítimas de crimes violentos intencionais.

Brasileira afirma que matou marido porque ele a agredia constantemente

O assassinato ocorreu na madrugada de 20 de julho de 2022, na cidade de Bussolengo, província de Verona, onde o casal morava. Segundo o inquérito policial, Edlaine matou o marido enquanto ele dormia, desferindo 11 marteladas e 18 facadas. Cerca de 10 horas após o crime, a brasileira se entregou à polícia e confessou a autoria do homicídio.

Durante o depoimento, Edlaine alegou que teria matado o marido porque ele “a agredia, a traía e era muito ciumento e possessivo”. O casal havia se casado no dia 2 de abril de 2022, pouco antes da tragédia.

Inicialmente, a brasileira foi condenada por homicídio voluntário com três agravantes: premeditação, relação familiar próxima e a incapacidade de defesa da vítima. No entanto, após um recurso da defesa, a Justiça italiana reconheceu a postura cooperativa da ré durante o julgamento e sua presença constante nas audiências. Com isso, a pena foi reduzida.

Leia também

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais