O Canadá anunciou que vai aplicar tarifas de 25% sobre veículos fabricados nos Estados Unidos em retaliação aos
De acordo com o governo canadense os dois países mantêm a “mais compreensiva e dinâmica relação comercial” do mundo que implica na manutenção de milhões de postos de trabalho em ambas as nações. Cerca de 2,5 bilhões de dólares em produtos e serviços
“A economia global está fundamentalmente diferente hoje do que estava ontem. Devemos responder com propósito e força e tomar todos os caminhos para proteger os trabalhadores e negócios canadenses contra tarifas injustas impostas pelos Estados Unidos, incluindo contra os automóveis. Nunca deixaremos de defender os interesses do canadense”, afirmou.
As tarifas anunciadas pelo Canadá se aplicam apenas a veículos que não estejam em conformidade com o Acordo Estados Unidos-México-Canadá e sobre “conteúdo não canadense”. Com isso, as novas taxas impostas pelo Canadá espelham a estrutura das tarifas automotivas dos Estados Unidos.
O Canadá não foi incluído nas tarifas impostas por Trump anunciadas na quarta-feira, mas novas tarifas de 25% dos Estados Unidos sobre automóveis produzidos no exterior entraram em vigor na manhã de quinta-feira.
Intensamente integrado com os Estados Unidos, o setor automotivo canadense deve sofrer grandes impactos com as tarifas de Trump. Também, fortes tarifas dos EUA permanecem sobre produtos que estão fora do acordo Estados Unidos-México-Canadá, assim como produtos de aço e alumínio, que também são base da economia do Canadá. Trump ainda avalia implementar tarifas sobre medicamentos, semicondutores, cobre e madeira.