O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que teve uma "ótima” conversa por telefone com Volodymyr Zelensky. Nesta quarta-feira (19), ele escreveu nas redes sociais que os dois estão “no caminho certo”.
“Durou aproximadamente uma hora. Grande parte da discussão foi baseada na ligação feita ontem com o presidente [Vladimir] Putin para alinhar a Rússia e a Ucrânia em termos de suas solicitações e necessidades”, disse Trump.
De acordo com ele, o secretário de Estado Marco Rubio e o conselheiro de Segurança Nacional Michael Waltz ficarão responsáveis por dar uma “descrição precisa” aos pontos discutidos e a informação será divulgada em breve.
Tensão na Casa Branca
Durante uma reunião na Casa Branca em fevereiro, Donald Trump, o vice-presidente, JD Vance, e Volodymyr Zelensky protagonizaram uma discussão pública e acalorada. O bate-boca começou quando o ucraniano pediu ao republicano que tomasse cautela em relação ao governo russo e questionou a diplomacia feita pelos Estados Unidos.
Trump rebateu dizendo que ele estaria sendo “desrespeitoso” e ainda disse que ele [Zelensky] estaria “jogando com a Terceira Guerra Mundial”.
O governo russo classificou a discussão como “sem precedente”. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o regime de Kiev e Zelensky “não querem a paz”, mas sim que o conflito continue.
Após a conversa entre Trump e Putin na quarta-feira (18), Zelensky afirmou que não iria aceitar ceder territórios ucranianos exigidos pela Rússia para um cessar-fogo e o fim de semana.