Ouvindo...

Após tensão na Casa Branca, Trump conversa com Zelensky por telefone: ‘estamos no caminho certo’

A conversa acontece um dia depois de Donald Trump conversar, também por telefone, com Vladimir Putin, da Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que teve uma "ótima” conversa por telefone com Volodymyr Zelensky. Nesta quarta-feira (19), ele escreveu nas redes sociais que os dois estão “no caminho certo”.

“Durou aproximadamente uma hora. Grande parte da discussão foi baseada na ligação feita ontem com o presidente [Vladimir] Putin para alinhar a Rússia e a Ucrânia em termos de suas solicitações e necessidades”, disse Trump.

Leia também

De acordo com ele, o secretário de Estado Marco Rubio e o conselheiro de Segurança Nacional Michael Waltz ficarão responsáveis por dar uma “descrição precisa” aos pontos discutidos e a informação será divulgada em breve.

Tensão na Casa Branca

Durante uma reunião na Casa Branca em fevereiro, Donald Trump, o vice-presidente, JD Vance, e Volodymyr Zelensky protagonizaram uma discussão pública e acalorada. O bate-boca começou quando o ucraniano pediu ao republicano que tomasse cautela em relação ao governo russo e questionou a diplomacia feita pelos Estados Unidos.

Trump rebateu dizendo que ele estaria sendo “desrespeitoso” e ainda disse que ele [Zelensky] estaria “jogando com a Terceira Guerra Mundial”.

O governo russo classificou a discussão como “sem precedente”. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o regime de Kiev e Zelensky “não querem a paz”, mas sim que o conflito continue.

Após a conversa entre Trump e Putin na quarta-feira (18), Zelensky afirmou que não iria aceitar ceder territórios ucranianos exigidos pela Rússia para um cessar-fogo e o fim de semana.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.
Leia mais