Ouvindo...

Rússia aceita proposta dos EUA para cessar-fogo de 30 dias na guerra com a Ucrânia

Donald Trump e Vladimir Putin entraram em acordo durante uma ligação na manhã desta terça-feira (18)

Vladimir Putin, presidente da Rússia, aceitou nesta terça-feira (18) o acordo proposto por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, para um cessar-fogo durante 30 dias nas infraestruturas energéticas dos países do leste europeu. Os dois lideres tiveram uma conversa telefônica sobre o assunto na manhã desta terça (18).

Embora o acordo seja uma passo em direção a um acordo de paz duradouro entre Rússia e Ucrânia, o Kremilin informou que somente irá concordar com o cessar-fogo total depois que as potências ocidentais interromperem a ajuda militar e de inteligência à Kiev.

Em um comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, deu detalhes sobre a reunião entre os dois lideres. “Ambos os líderes concordaram que esse conflito precisa terminar com uma paz duradoura. Eles também enfatizaram a necessidade de melhorar as relações bilaterais entre os Estados Unidos e a Rússia”, afirma a declaração.

Ainda segundo o comunicado, o cessar-fogo nas infraestruturas de energia é início do processo de cessar-fogo entre a Rússia e a Ucrânia. Em seguida, serão feitas negociações técnicas para implementação de um cessar-fogo no Mar Negro e negociações para um acordo de paz permanente.

Outro aspecto debatido entre Trump e Putin foi a interrupção de proliferação de armas estratégicas. “Os dois líderes concordaram que um futuro com uma relação bilateral aprimorada entre os Estados Unidos e a Rússia tem grandes vantagens. Isso inclui enormes negócios econômicos e estabilidade geopolítica quando a paz for alcançada”, finalizou o comunicado.

O porta-voz do Kremilin, Kirill A. Dmitriev, comemorou o acordo entre as duas nações: “Sob a liderança do presidente Putin e do presidente Trump, o mundo se tornou um lugar muito mais seguro hoje”, escreveu.

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais