Ouvindo...

Protesto de aposentados e torcedores de times da Argentina termina com mais de 30 detidos

Os manifestantes, muitos vestidos de camisetas e carregando bandeiras de cerca de trinta clubes de futebol, protagonizaram os confrontos nos arredores do Congresso

Um protesto de grande porte contra a repressão violenta da polícia a aposentados amplamente repercutida nas manifestações semanais da classe contra o governo de Javier Milei aconteceu nesta quarta-feira (12). Ao menos 30 pessoas foram detidas.

Na manifestação, torcidas de diversos times de futebol do país se juntaram aos aposentado – que pedem melhores condições de aposentadorias –, incluindo grandes clubes como Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing, San Lorenzo, Vélez Sarsfield e outros.

Os manifestantes, muitos vestidos de camisetas e carregando bandeiras de cerca de trinta clubes de futebol, protagonizaram os confrontos nos arredores do Congresso e na icônica Plaza de Mayo, onde fica a Casa Rosada, entoando gritos como ‘Milei, lixo, você é a ditadura!’

Um carro de patrulha foi incendiado e 31 pessoas foram detidas, segundo informações da polícia. Em coro, os manifestantes também cantavam “Que se vão todos!”, enquanto alguns atiravam pedras arrancadas das calçadas, fogos de artifícios e bombas de efeito moral. A polícia tentou dispersar os manifestante com um caminhão hidrante, gás de pimenta e balas de borracha.

Leia também

Segundo informações da AFP, os confrontos intensificaram no meio da tarde desta quarta (12), quando os manifestantes, convocados também por organizações sociais e sindicais, desafiaram os bloqueios policiais que tentaram desocupar as vias em frente ao Congresso.

Na manifestação uma idosa foi empurrada e atingida por um golpe de cassete de um policial. A mulher caiu desacordada no chão com a cabeça sangrando. O vídeo da cena viralizou rapidamente nas redes sociais, sendo compartilhado por milhares de usuários.

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde
Leia mais