Uma mensagem de voz do papa Francisco foi divulgada pelo Vaticano durante a tarde desta quinta-feira (6), onde o pontífice agradece pelas orações por sua saúde. Falando pausadamente e ofegante, Francisco começou dizendo “Agradeço de todo o coração as orações que fazem pela minha saúde na Praça”, ainda com dificuldade na fala ele continua: “Que Deus os abençoe e que a Virgem os proteja. Obrigado!”
Internado há 21 dias, desde o dia 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli de Roma, o pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral - que atinge os dois pulmões.
Este é o primeiro áudio do papa, divulgado pela Santa Sé. Ainda nesta quinta, um novo boletim médico apontou que o papa segue estável em relação aos dias anteriores e que não apresentou episódios de insuficiência respiratória. Ainda conforme o comunicado, o Santo Padre continua recebendo a fisioterapia respiratória e motora.
📽️Vídeo: Reprodução | Vaticano pic.twitter.com/3JRnllSGYS
— Itatiaia (@itatiaia) March 6, 2025
“Os parâmetros hemodinâmicos e os exames de sangue permaneceram estáveis. Ele não apresentou febre. Os médicos ainda mantêm o prognóstico reservado, considerando a estabilidade do quadro clínico”, o Vaticano confirmou também, que após o boletim de hoje, o próximo será somente no próximo sábado (8).
Vale lembrar, que em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.