Uma pessoa flagrou o momento exato em que o avião da Delta Air Lines caiu durante o pouso no Aeroporto Pearson, nessa segunda-feira (17) e ‘capota’ na pista. Ao todo, 18 pessoas ficaram feridas e três em estado grave. Segundo o chefe dos bombeiros do aeroporto, Todd Aitken, todas elas foram encaminhadas para hospitais locais.
No vídeo é possível ver quando a aeronave do modelo Mitsubishi CRJ-900LR, se aproxima da pista de pouso, que está coberta por neve. Ao tocar o solo, o avião desequilibra e uma das assas bate no chão. Nesse momento ela explode. Logo em seguida, o avião capota. As autoridades ainda estão investigando o acidente no Toronto Pearson, segundo os bombeiros.
“A causa do acidente ainda está sob investigação e sendo conduzida pelo Transportation Safety Board”, disse, Aitken. Duas pistas do aeroporto permanecerão fechadas enquanto as autoridades investigam o acidente.
Vídeo: veja momento em que avião 'capota' no aeroporto de Toronto
— Itatiaia (@itatiaia) February 18, 2025
📲 Leia mais em https://t.co/iE9oqpLFse
📹 Reprodução pic.twitter.com/kGWEi18w3L
O incidente ocorreu menos de três semanas após um avião da American Airlines colidir no ar com um helicóptero Black Hawk do Exército dos EUA durante a aproximação ao Aeroporto Nacional Reagan, em Washington DC. As condições do aeroporto de Toronto Pearson, o maior do Canadá, eram de tempo seco e sem vento cruzado no momento em que um jato aterrissou.
Uma das hipóteses para o capotamento levantada por especialistas era de que uma forte rajada de vento cruzado, que bate na lateral da aeronave quando ela está perto de pousar e pudesse ter desestabilizado o avião e provocado o capotamento, mas o bombeiro descartou essa possibilidade.
Pete Koukov, um passageiro do avião, disse que “não sabia que havia algo errado” até atingirem o solo.
“Caímos no chão, ficamos de lado e depois ficamos de cabeça para baixo, pendurados como morcegos”, disse Koukov a CNN internacional. Koukov disse que conseguiu se soltar e se empurrar para o chão, e então sair do avião, mas outros precisaram de ajuda para sair dos assentos.
“Estou me sentindo sortudo e feliz por poder dar um grande abraço na pessoa que eu não conhecia sentada ao meu lado, dizendo que estávamos bem, e ver meus amigos que estão aqui para me buscar no aeroporto e dar-lhes um grande abraço”, disse ele.
Frio de -8°C no aeroporto
A região de Toronto tem enfrentado fortes nevascas nos últimos dias. Segundo o Serviço Meteorológico do Canadá, o aeroporto enfrentava de vento de até 65 km/h. A temperatura era de aproximadamente -8,6°C.
Havia 80 pessoas a bordo, dos quais 76 passageiros e quatro tripulantes conseguiram sair da aeronave. Segundo à ministra dos Transportes, Anita Anand, uma criança, um homem de cerca de 60 anos e uma mulher na mesma faixa de idade foram levados de helicóptero para hospitais da região.
Segundo a presidente do aeroporto, Deborah Flint, 22 dos 76 passageiros a bordo do avião eram canadenses. Os outros eram de outros países.
Ela ainda agradeceu aos socorristas e outros profissionais treinados do aeroporto por não haver mortes após a queda do avião.
“Antes de mais nada, não houve perda de vidas e isso se deve em parte aos nossos profissionais heroicos e treinados, nossos primeiros socorristas no aeroporto”, disse Flint em uma entrevista coletiva.
A CEO disse que o aeroporto criou um “centro de operações de emergência” composto por pessoal da Delta Air Lines, departamentos de bombeiros e polícia, paramédicos, segurança e parceiros de agências federais.