Um traficante de drogas holandês que figurava na lista dos criminosos mais procurados pela Europol, e que forjou sua morte em 2024, foi assassinado no centro do México, informou nesta sexta-feira (14) uma fonte do Ministério Público local à AFP.
Marco Ebben, de 32 anos, foi baleado na quinta-feira (13) em um edifício residencial de Atizapán de Zaragoza, município do Estado do México, a cerca de 25 quilômetros da capital.
No site da Europol informa que Ebben foi condenado em 2 de outubro de 2020 a uma pena de prisão de 7 anos e 4 meses.
‘Ele estava envolvido em um contrabando de drogas do Brasil para a Holanda. No período de 2014 a 2015, Marco Ebben, junto com outros suspeitos, contrabandeou um total de 400 quilos de cocaína para a Holanda. Os contêineres estavam cheios de abacaxis para esconder a cocaína’, informou a Europol.
Nas redes sociais circulam imagens do corpo do holandês em um estacionamento privado, entre duas caminhonetes, quando sua identidade ainda não tinha sido confirmada oficialmente.
Ebben fazia parte da lista dos criminosos mais procurados pelo Escritório Europeu de Polícia, a Europol, com uma condenação a sete anos de prisão por narcotráfico.
Para fugir das autoridades, o holandês simulou sua morte em outubro do ano passado na cidade de Culiacán, em meio à guerra entre duas facções do Cartel de Sinaloa após a captura de um dos fundadores da organização, Ismael “El Mayo” Zambada, nos Estados Unidos.
A imprensa mexicana recordou nesta sexta (14) que, naquele momento, não foram apresentadas evidências da morte de Ebben, exceto a declaração de uma suposta namorada que garantiu ter reconhecido o cadáver.
*Com informações da AFP