As autoridades da Indonésia solicitaram o fechamento de uma fazenda de crocodilos na cidade de Batam depois que 105 répteis fugiram para o mar no mês passado. O incidente, causado pelo colapso de cercas devido a chuvas torrenciais em 13 de janeiro, gerou preocupação sobre possíveis ataques a moradores e turistas.
Iman Sutiawan, porta-voz do Conselho Legislativo das Ilhas Riau, afirmou ao jornal The Jakarta Post que a fazenda representa um risco à população e, além disso, possui débitos fiscais acumulados ao longo de seus 36 anos de operação.
A empresa administradora, PT Perkasa Jagat Karunia, informou que 104 dos crocodilos foram resgatados com apoio da marinha, polícia e pescadores locais, mas um ainda segue desaparecido. No entanto, as autoridades locais expressaram dúvidas sobre a veracidade desses números e exigiram que a empresa continue as buscas.
Atualmente, cerca de 800 crocodilos de água salgada vivem na fazenda, onde são criados para abate e produção de artigos de couro, como bolsas e carteiras.